Empresa De Jardinagem
Trabalho Universitário: Empresa De Jardinagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cheron • 26/9/2013 • 854 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
A Marisol Jardinagens, pelo que verificamos, é uma empresa que conseguiu seu espaço no mercado, conquistando bons clientes devido ao preço praticado e principalmente pela qualidade de seus produtos. Porém devido ao aumento de 20% na produção surgiram vários problemas e a empresa encontra-se numa situação não favorável. Estudamos então como poderíamos ajudar, através de algumas possibilidades de melhoria. Inicialmente o que se nota é que a empresa não estava preparada para um crescimento nas vendas e não havia uma organização interna capaz de atender a essa demanda.
O processo de fabricação dos vasos para plantas ornamentais passa por várias etapas, sendo assim, o gerente de produção deverá delegar cargos de liderança para cada uma das etapas, 1 líder para o inicio do processo de fabricação, 1 líder para o meio do processo e 1 líder para o final dos processos, uma espécie de controle de qualidade. Cada líder organizará e motivará a sua equipe para a realização de um bom trabalho. Para isso o gerente de produção deverá escolher o profissional que se destaca dentro do grupo e que mais se familiariza com as atividades e após deverá também escolher quais as pessoas que trabalharão dentro das determinadas equipes. O profissional que não gosta do que faz, não produz. Portanto as pessoas certas deverão estar nos lugares certos. Quando não há um líder para a atividade, como as pessoas não estão sendo observadas, acabam se desmotivando não existe uma organização, as pessoas fazem o que querem e a empresa começa a ter prejuízos com isso.
Depois de organizar as atividades e o quadro de funcionários da linha de produção, deve-se observar se o número de profissionais é suficiente para a demanda de trabalho e se for o caso, contratar mais pessoas, pois se ainda houver absenteísmo, isso pode estar acontecendo devido ao esgotamento físico dos trabalhadores. Rever salários, tanto do pessoal da produção quanto dos líderes de equipe é algo a se pensar. Uma dica para diminuir as faltas no trabalho seria oferecer ao pessoal da produção, uma cesta básica para o funcionário que não obtiver nenhuma falta no mês. Levando em consideração que a empresa deve estar preparada, caso não haja absenteísmo.
Nota-se também que não está havendo um consenso entre os vendedores externos, produção e a logística da empresa. Deve ser esclarecido aos vendedores que a empresa possui uma demanda e que não é possível entregar material em caráter imediato quando já existem outros pedidos mais atrasados que obviamente, devem ser entregues primeiro. Dentro das possibilidades, a empresa deve estabelecer junto aos vendedores, um prazo de entrega compatível com a capacidade de produção e jamais prometer ao cliente algo que não poderá cumprir, pois isso coloca a empresa em descrédito. Se houver essa troca de informações entre os setores, serão produzidos os produtos que mais tem saída e jamais ficariam estocados alguns produtos que não tem muita saída, conforme relatado.
Com relação aos acidentes de trabalho, a empresa deve terceirizar um profissional de segurança do trabalho que ministrará palestras sobre o uso de EPI´s e treinamento sobre os cuidados ao manusear as máquinas e realizar suas tarefas, motivando os colaboradores para que não dispersem sua atenção quando estão trabalhando em serviços que tenham risco de acidente. Após os treinamentos,
...