A Fertilidade do Solo
Por: romarioquintana • 14/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 431 Palavras (2 Páginas) • 663 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2]
[pic 3]
Aluno: Romário Fortunato Quintana
RGM: 293.2969
Disciplina: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Polo: Caarapó- MS
Prof.ª Adriana Viana Schwan Stoffel
AULA 7
- Qual a forma que o enxofre é absorvido pelas plantas? Qual fator interfere nessa absorção?
R: Na forma de SO4-2, em muitos solos esse ânion não e retido no solo e assim facilmente lixiviado. Um fator muito importante que interfere na absorção e o pH do solo, pois quanto maior for menor será a absorção.
- A maior parte do ferro nas plantas encontra-se:
a) ( ) no parênquima lacunoso
b) ( ) no parênquima palissadico
c) ( ) na epiderme da folha
d) ( ) nos ribossomos
e) ( x ) nos cloroplastos
- Cite a função do Cálcio nas plantas.
R: O cálcio tem sua função de estar presente no desenvolvimento e funcionamento das raízes e dos brotos, auxiliando as plantas na tolerância ao estresse por calor, vento e frio, a translocação de carboidratos e proteínas e papel importante como corretivo de acidez do solo.
AULA 8
- Porque se deve fazer análise do solo?
R: Para identificar a deficiência de nutrientes e a quantidade de acidez do solo, e assim verificar se necessárias à adubação e a aplicação de calcário para a neutralização da acidez e elevar os níveis de nutrientes, necessário para o bom desenvolvimento das plantas e consequentemente uma melhor produção.
2. Cite os sintomas de deficiência de Boro, Cobre e Ferro nas plantas
R: Boro: Como o Boro tem sua importância maior no crescimento das plantas, os sintomas aparecem inicialmente nesta faze como na redução de crescimento e deformação nas zonas de crescimento, diminuição da superfície foliar com folhas jovens deformadas, quebradiças e pequenas, crescimento reduzido das raízes, aborto floral, redução na formação da clorofila, diminuição e resistência às infecções entre outras.
Cobre: Os sintomas de deficiência aparecem nas folhas mais novas. Sob deficiência, as plantas apresentam-se fracas e sem firmeza e as folhas com clorose esbranquiçada nas suas extremidades, além de retorcidas e com necrose nas pontas e margens das folhas e os vasos não lignificados do xilema são comprimidos por tecidos vizinhos, o que reduz o transporte de água e solutos.
Ferro: com a ausência do Fe surgem inicialmente estrias amareladas na base das folhas novas. Com o passar do tempo, o estriamento das folhas avança para as folhas de idade intermediária e mais velha, em casos de deficiência forte, o amarelecimento pode ser total e aparecem zonas necróticas nos bordos do limbo, produzindo-se uma queda precoce das folhas e, em casos muito graves, a desfolha total.
...