Fertilidade Do Solo E Produtividade
Exames: Fertilidade Do Solo E Produtividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nay1 • 14/9/2014 • 312 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
Fertilidade do solo e produtividade
Quando se almeja a maximização da produção das culturas, não deve-se considerar apenas a fertilidade do solo. Mas sim, é preciso considerar outros fatores que afetam a sua produtividade. Em termos do manejo da produção vegetal, além da calagem e da adubação, deve-se considerar outras práticas que também afetam a produção. Portanto, é preciso considerar o adequado prepara do solo, o controle da erosão, a irrigação, o uso de variedades mais produtivas, a densidade e época de plantio e o controle de pragas e doenças. Dois tipos de interação envolvendo a fertilidade do solo são de destaque na agricultura moderna. A primeira diz respeito a interação do manejo da fertilidade com a irrigação e a segunda, a interação com o potencial genético-variedades mais produtivas. Apenas são obtidos os benefícios esperados da irrigação e do uso de variedades mais produtivas se houver disponibilidade suficiente de nutrientes. Portanto, em agricultura altamente tecnificada, calagem e adubação são duas práticas de crucial importância, dado ao aumento da demanda de nutrientes.
Fazendo-se uma ampliação da Lei de Liebig, para todos os fatores da produção vegetal, observa-se claramente o efeito limitante da baixa disponibilidade de água no solo na resposta das plantas à adubação. E, da mesma forma, é preciso haver disponibilidade suficiente de nutrientes para fazer-se o melhor uso possível da água disponível.
O sistema solo é bastante complexo, composto de quatro fases bem distintas - sólida, líquida, gasosa e viva. No que tange ao suprimento de nutrientes às plantas, maior ênfase será dada para as interações com a fase líquida e sólida que são, respectivamente, a fonte imediata e o reservatório dos nutrientes. Por outro lado, não se pode deixar de considerar o papel das fases gasosa e viva, que implicam em processos de oxi-redução e processos biológicos de importância na disponibilidade dos nutrientes.
ALEXANDER, M. lntroduction to Soil Microbiology, Second edition. New York,
Wiley, 1977.
...