A Introdução à Arqueologia
Por: Gláucea azevedo romano • 3/4/2022 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1] | SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA | [pic 2] |
Disciplina: DAA00376 Introdução à Arqueologia
Docente: Elisangela Regina de Oliveira
Data de entrega online: 02 de abril de 2022
Discente: GLÁUCEA AZEVEDO ROMANO
Avaliação Escrita n. 2
- Explique quais os objetivos e cite 2 métodos e/ou técnicas empregadas nas seguintes etapas do trabalho de campo arqueológico:
- Prospecção: é um conjunto de operações que visam identificar a presença de vestígios arqueológicos na superfície do solo e subsolo, recobertas pelo sedimento, a prospecção permite detalhar informações com o perfil arqueológico da região.
Ela faz o levantamento dos locais onde podem existir vestígios de materiais de povos antigos, ela também faz os levantamentos de informações orais com moradores da região, realiza a identificação de testemunhos literários ou epigráficos a ele conexos.
- Escavação: a escavação é a remoção de terra em torno de objetos ou, fosseis soterrados, a escavação arqueológica é um recurso para descobrir evidencias sobre a evolução da história no mundo através dos vestígios que ficaram enterrados por conta da ação do tempo. Ela apresenta três etapas: detecção, coleta e a análise dos vestígios arqueológicos.
- Quais os principais impactos, para a Arqueologia, das pesquisas desenvolvidas por Peter Lund no município de Lagoa Santa/MG, entre 1834 e 1844?.
Suas descobertas foram importantes para os debates sobre a teoria da evolução das espécies. Lund ao comparar os esqueletos humanos e a fauna pleistocênica concluiu afirmativamente pela sua grande antiguidade. Ele também se correspondeu com os cientistas brasileiros do instituto histórico e geográfico brasileiro, embora nunca tivesse saído de Lagoa Santa, ele acabava por atrair diversos pesquisadores para a pequena vila, ele também descobriu a ossada do chamado “homem da Lagoa Santa”.
Suas descobertas apontavam para a evolução das espécies, Lund acreditava que desastres naturais teriam levado à extinção de diversas formas de vida.
- Disserte sobre a atuação de Paulo Duarte no processo de constituição de uma Arqueologia acadêmica no Brasil durante a segunda metade do século XX. Quais foram suas principais contribuições?
Paulo Duarte foi responsável pela implantação de diversos projetos preservacionistas que possibilitaram o desenvolvimento da arqueologia acadêmica no Brasil, ele participou da criação de instituições como a Universidade de São Paulo e o Serviço do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), e combatendo pela preservação da cultura e da vida dos índios brasileiros.
- Joseph Emperaire e Annette Laming-Emperaire são considerados líderes de qual escola estrangeira de pesquisa arqueológica no Brasil e qual o papel desta escola no desenvolvimento da Arqueologia brasileira?
Eles eram líderes da Missão Arqueológica Franco-Brasileira, essa “Missão” teria funcionado como uma Escola Arqueológica no Brasil, a Missão Arqueológica Franco-Brasileira produziu textos de âmbito acadêmico. Ao apresentar resultados, esses textos acadêmicos, atende a necessidade e transmissão de conhecimentos, essa missão se reconhece como um projeto e que trouxe bons frutos, trazendo a recuperação do conhecimento.
...