A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO
Por: rick2211 • 19/6/2019 • Artigo • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 292 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO 4
2. A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO 5
3. TECNOLOGIA PRESENTE NAS MAQUINAS ATUAIS 6
3.1. TECNOLOGIA NO PLANTIO 6
3.2. TECNOLOGIA NA COLHEITA 7
3.3 BIODIESEL, RAÇÃO E MEDICAMENTOS 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
5. REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O avanço tecnológico está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento, sendo de grande importância para o processo evolutivo da humanidade. No que se refere ao avanço da tecnologia na produção agrícola, vemos um salto muito grande na escala produtiva e na qualidade da matéria-prima, e isso de forma clara na produção de algodão, onde se tem máquinas de colheita e plantio com aparatos tecnológicos de última geração, além de produtos que auxiliam no desenvolvimento do plantio e tratamento sofisticado após a colheita.
O algodão tem grande valorização no cenário mundial, não apenas por ser uma fibra proveniente de uma planta de fácil cultivo, mas também por ser um produto de suma importância para a sobrevivência humana, no qual é usado para a produção de roupas e fins medicamentosos, além de diversas outras possibilidades, como ração animal (caroço do algodão) ou mesmo adubo.
A grande necessidade do algodão em nosso meio faz com que a demanda desse produto também seja muito grande, e para as indústrias têxteis e de medicamentos suprirem essa necessidade de produção exacerbada, elas recorrem aos fazendeiros, que possuem amplas áreas de cultivo algodoeiro.
Segundo a ABRAPA, todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada em todo o planeta. Para a colheita dessa produção, principalmente nas grandes fazendas espalhadas pelo mundo, é necessário desde o início o uso de uma tecnologia de ponta, como máquinas de última geração para colheita até o processo de embalagem.
A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO
O algodão durante a sua produção passa por vários processos, desde o seu plantio, o processo de adubação, colheita, descaroçamento até o produto final, onde será enviado para as indústrias, na sua maioria as têxteis.
Analisando de forma descritiva o conceito da tecnologia, vemos que não é apenas algo sofisticado e atual. A tecnologia é a evolução de processos e ferramentas, e isso levando para os meios de produção algodoeiro podemos perceber nitidamente um avanço muito grande.
Inicialmente, a produção do algodão era feita à mão, desde o seu plantio até a tecelagem, no qual era usado para a confecção de roupas, possuindo pouca tecnologia se levarmos em conta os tempos modernos. Em vários lugares da Europa e nos EUA, a produção era feita pelos escravos.
Com o aumento da popularidade do algodão, foi tornando mais necessário o aumento da tecnologia, e nesse momento foi inventado o descaroçador de algodão, que mecanizou e aumentou a velocidade da produção, e que, segundo a AMPA, no século XVIII, com o desenvolvimento de novas maquinas de fiação, a tecelagem passou a dominar o mercado mundial de fios e tecidos.
Os EUA por ter sido o pioneiro no avanço tecnológico da produção de algodão teve sua hegemonia mantida por muito tempo, devido ao maquinário avançado tecnologicamente para a época, como o dito descaroçador e também meios de tratamento da fibra de algodão otimizados.
No Brasil há uma grande produção de algodão, estando entre os principais produtores no mundo e crescendo, investindo em pesquisas e novas tecnologias para o aprimoramento da produção.
.
TECNOLOGIA PRESENTE NAS MAQUINAS ATUAIS
Em comparação com o século XVIII já mencionado, o mundo evoluiu muito tecnologicamente, com estudos técnico-científicos que garantiram a efetividade na produção em massa do algodão, com maquinários de altíssimo nível desde o plantio até a produção industrial de roupas e medicamentos, sendo fator principal para o sucesso da fibra algodoeira.
O que antes era feito a mão, como o plantio e a colheita, hoje é feito de forma mecanizada, com semeadeiras e colheitadeiras de alto nível em grandes fazendas, necessitando de pouca mão de obra, porém especializada para atender à tecnologia existente.
TECNOLOGIA NO PLANTIO
Atualmente no plantio do algodão, são usados tratores geralmente de 320CV de potência, e semeadeiras também de alta potência e tecnologia avançada, muitas eliminando a necessidade de adubar a terra anteriormente, podendo aplicar o adubo juntamente com a semente do algodão dentro da semeadeira, o que antes não era possível.
Para uma maior otimização na plantação do algodão, leva-se em conta também o tempo usado pelos tratores no plantio, e com os veículos de 320CV e semeadeiras capazes de fazer o plantio em grande escala, com 45 a 60 linhas. As linhas são partes da semeadeira responsáveis por introduzir a semente no solo, com um espaçamento e profundidade programados anteriormente no computador do trator, quanto mais linhas maior será a área de plantio que a semeadeira vai pegar, isso reduz drasticamente o tempo levado para o término do plantio dos algodoeiros, assim como qualquer outro tipo de plantação.
A semeadeira é um exemplo claro da evolução tecnológica nos meios de produção, visto que no início o plantio era feito à mão, com padrões falhos e com muito mais mão de obra que atualmente.
O Brasil no quesito tecnológico em relação às grandes potências mundiais segue no mesmo nível na produção de algodão, além de pesquisas sendo feitas para o aprimoramento da produção no nosso próprio país.
TECNOLOGIA NA COLHEITA
Por muito tempo a colheita nos vastos campos de algodoeiros foram feitas à mão, e por volta dos anos 1800 feita por escravos. O trabalho na colheita por várias pessoas retirando o algodão das plantas por muito tempo foi a forma mais prática existente em certa época, carente de inovação tecnológica, até iniciarem com as primeiras máquinas colheitadeiras de algodão.
...