AGRONEGOCIO
Por: carolmattoso • 23/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 355 Palavras (2 Páginas) • 1.663 Visualizações
Atividade 6 (Cana-de-açúcar)
1. As gemas são órgãos constituídos de células e tecidos em estado de latência e com grande poder de diferenciação. A gema apical se situa no ápice, topo ou ponta da planta, e as gemas laterais se situam, alternadas, nos nós e são protegidas pelas bainhas das folhas.
Vários fatores influem na germinação das gemas laterais, dentre os quais salientam-se os seguintes:
- Dominância apical
- Estado nutricional do tolete
- Posição da gema
- Posição da gema no sulco e cobertura pelo solo.
- Tratamentos em água quente
- Variedade
- Umidade do solo.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
2. Canaviais atacados por doenças ou debilitados, ou com deficiência de nitrogênio, não influenciam no amadurecimento e conseqüentemente não favorecendo o armazenamento de sacarose.
Com relação ao texto ele é:
V ( ) ou F ( X )
3. Porque, a cultura da cana de açúcar, no Brasil, a área plantada vem se concentrado no Mato Grosso do Sul e São Paulo?
4. As principais funções do sistema radicular são: sustentação da planta, absorção e transporte de água e nutrientes, manutenção de reservas e defesa. A eficiência dessas funções depende de diversos mecanismos fisiológicos e têm influência direta sobre alguns atributos vegetais, como tolerância à seca, capacidade de brotação e perfilhamento, porte da planta (ereto ou decumbente), tolerância à movimentação de máquinas, eficiência na absorção de água e nutrientes, tolerância ao ataque de pragas e parasitos do solo, entre outros. De verticais fatores depende a produtividade final. A quantidade de raízes não é o fator determinante desses atributos e, sim, a sua dinâmica de desenvolvimento e de distribuição no perfil do solo ao longo das estações do ano, em íntima interação com o ambiente de produção. O sistema radicular também regula diversos processos que ocorrem na parte aérea. Evidências confirmam que sinais das raízes para a parte aérea modificam processos de crescimento de toda a planta, inclusive expansão foliar, comportamento estomático e biossíntese de enzimas fotossintéticas.
Conseqüentemente, pode-se concluir que até a longevidade do canavial está ligado a qualidade e a manutenção de um sistema radicular fitossanitariamente sadio.
V (X ) ou F ( )
...