Calibração e determinação de caldas para pulverizadores com auxílio do software CCA – V.II.
Por: Alberto Alberto • 3/3/2016 • Artigo • 2.027 Palavras (9 Páginas) • 502 Visualizações
Calibração e determinação de caldas para pulverizadores com auxílio do software CCA – V.II.
Autores: ALBERTO, J. A.[1]; PACHECO, J. E.[2]; MITJANS, B. M.[3]
*UniZambeze, Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal, Mocuba, Zambézia
ajalberto93@gmail.com1; puntadecarta2015@gmail.com2; barbaritamozambique@gmail.com3
RESUMO
O estudo teve como objectivo, calibrar os pulverizadores com auxílio do software CCA – V.II. O software foi desenvolvido para ser utilizado nas condições de campo sobre a base de medir as variáveis necessárias para completar os dados segundo o esquema de cálculo disponível para a calibragem dos pulverizadores. A importância do trabalho reside em constituir uma facilidade para resolver o problema do baixo nível de calibração de pulverizadores e determinação de caldas no sector agrário em condições práticas de produção, contribuindo também a mitigar o desequilíbrio da taxa de aplicação de agro-químicos que tem aumentado deste modo a resistência do indivíduo alvo e da toxidade no solo. Como principal resultado foi desenvolvido um software que pode ser utilizado mediante as condições de campo, bastando o operador seguir os procedimentos de calibração e fazer a inserção dos dados nos respectivos campos para a determinação da taxa de aplicação e da quantidade do defensivo agrícolas a utilizar de acordo com o tipo de pulverizador seleccionado.
Palavras - chave: Calibração; Determinação de caldas; Pulverizadores; Software CCA – V.II.
INTRODUÇÃO
A adopção de técnicas de aplicação adequadas, que favoreçam o depósito de produto no alvo desejado, é uma das formas de aumentar a eficiência das aplicações, além de diminuir perdas e riscos de contaminação ambiental (CUNHA, 2008; RODRIGUES et al., 2010; VAN ZYL et al., 2013). Nesse aspecto, é fundamental atentar para factores como o pulverizador e as pontas utilizadas, tamanho e densidade de gotas, perdas para o solo e por deriva, além do volume de calda adequado para cada aplicação (SOUZA et al., 2011).
A operação de calibração do pulverizador destina-se a conhecer, por medição, o seu débito a uma determinada pressão, e através deste e de outros parâmetros (largura e velocidade de trabalho), o volume de calda por unidade de área correspondente às condições de regulação desses parâmetros (ALVES et al., 2010).
Apesar dos agro-tóxicos serem fundamentais para o sistema de produção agrícola, estes podem oferecer riscos para o ambiente, portanto a tecnologia de aplicação deve ser planificada de maneira responsável e sustentável, sempre visando minimizar o potencial de danos a saúde humana, animal e aos recursos naturais.
No entanto, o baixo nível de calibração de pulverizadores e determinação de caldas no sector agrário, contribui para o desequilíbrio da taxa de aplicação de agro-químicos aumentando deste modo a resistência do indivíduo alvo e da toxidade no solo. Desta forma, surge a seguinte questão: Como calibrar pulverizadores e determinar a quantidade de caldas com o software CCA – V.II?
Parte dos produtos aplicados é perdida para o ambiente pela deriva. Além do dano directo, uma das grandes preocupações actuais é com os efeitos que a deriva pode provocar pela dinâmica destes compostos no ambiente. Para melhorar este desempenho, são essenciais a utilização correcta e segura dos produtos fitossanitários e a capacitação da mão-de-obra para o uso eficaz dos equipamentos de aplicação.
Portanto, a calibração e determinação de caldas com auxílio do software CCA – V.II poderá contribuir para a redução da toxidade do solo bem como o aumento da eficiência no controlo do indivíduo alvo durante a aplicação de agro-tóxicos.
O estudo teve como objectivo principal, calibrar os pulverizadores com auxílio do software CCA – V.II, onde foi desenvolvido o software para a calibração e determinação caldas para pulverizadores, descrito o seu painel de funcionalidade, e ostentado como o software poderá ser utilizado mediante as condições de campo.
METODOLOGIA
Descrição do software CCA – V.II
O software CCA – V.II foi criado em 2014 com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do agricultor no país através do fornecimento de produtos e serviços na área de aplicação de agro-químicos e assistência técnica agraria. É um software que aprimora o conhecimento sobre a calibração e determinação de caldas para pulverizadores como forma de minimizar a toxidade do solo pelo uso inadequado de agro-químicos.
Este programa permite ser executado em qualquer sistema operacional Windows, Mac e Linux, desde que neste esteja instalado uma JVM (Java Virtual Machine). Portanto para o seu correcto uso, necessita duma colecta de dados obtidos no campo durante a calibração, e posteriormente o cálculo da taxa de aplicação do produto.
Descrição do estudo
O estudo será dividido em duas fases, sendo a primeira compreendendo a criação e apresentação do software, e a segunda fase compreendera o teste do software no campo para a verificação da sua efectividade. Portanto, o presente estudo estará concentrado na primeira fase de estudo, onde será desenvolvido o software e será apresentado como o software poderá ser utilizado mediante as condições de campo e descrição do seu painel de funcionalidade.
Serão descritos os seguintes conteúdos:
- Painéis do software;
- Débito médio dos bicos;
- Volume de água por hectare;
- Tempo para pulverizar toda área;
- Factor de redução.
RESULTADOS E DISCURSÃO
Painéis do software
O software conta com três painéis, distribuídos para cada tipo de pulverização, onde no primeiro estão descritos os procedimentos a seguir para a calibração do pulverizador, no segundo encontram-se os campos para o preenchimento dos dados obtidos durante a calibração, e por fim no terceiro, onde serão apresentados os resultados da determinação de caldas, assim como apresenta a figura 1. [pic 2][pic 3][pic 4]
...