FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGENIO E MICORRIZA
Por: Brener Gonçalves • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 1.025 Visualizações
1. Conceitue micorrizas.
R.: Micorrizas são associações mutualística entre fungos do solo e raízes de plantas vasculares, sendo ambos beneficiados, a planta tendo um aumento da capacidade de absorção de água e nutrientes e também proteção contra fungos patogênicos, já o fungo recebendo carboidratos e vitaminas.
2. Diferencie uma endomicorriza de uma ectomicorriza.
R.: Endomicorriza tem crescimento inter e intracelular, formando arbúsculos no interior das células do hospedeiro.
Ectomicorriza tem crescimento intercelular entra as células corticais das raízes formando a rede de Hartig, e forma um manto de hifas que cobre as raízes colonizadas, sendo essa uma característica importante para a diferenciação.
3. Explique como ocorre a formação de uma endomicorriza.
R.: Presença de inoculo do fungo no solo, estruturas que formará um novo individuo (esporos, micélio e micorrizas pré-existentes). Na presença de condições ambientais favoráveis no fungo começa a se desenvolver (TºC entre 25 a 30ºC, umidade e nutrientes). Por estimulo dos exsudatos radiculares ocorre o quimiotropismo, fungo cresce em direção a raiz., Ao chegar a raiz ocorre troca de sinais e se ocorrer a compatibilidade a hifa sera modificada formando o Apressorio, estrutura que auxilia na penetração do fungo (força mecânica + enzimas). Após a penetração inicia-se o processo de colonização da raiz pelo fungo com formação dos primeiros arbúsculos que permite a troca de sinais entre os simbiontes planta e fungo. Formação do micélio no interior da raiz constituída de hifas com crescimento intercelular e intracelular (arbúsculos e vesículas). Crescimento do micélio circundante externo a raiz, responsável pela absorção de H2O e nutrientes. Desta forma se estabelece o mutualismo.
4. Enumere os passos que ocorrem para a formação de uma ectomicorriza.
R.: 1-Pré infecção
2- Inicio da Simbiose
3- Colonização pelo fungo
4- Diferenciação da simbiose
5- Simbiose funcional
5. Discorra sobre os efeitos das ectomicorrizas para as plantas e para o meio ambiente.
R.: Efeitos no crescimento da planta, na nutrição com maiores absorção de nutrientes, na relação água-planta dando assim uma maior tolerância a seca. Tem efeitos na estruturação do solo.
6. Cite 5 características desejáveis em fungos micorrízicos.
R.: Ter crescimento fácil e abundante em cultura pura, Promover abundante colonização e resposta adequada no simbionte, Ser agressivo e competitivo com outros fungos ectomicorrizicos e a biota do solo, Ser bem adaptado ao novo habitat e garantir adequada colonização por longo período, e Apresentar elevada compatibilidade com o simbionte e apresentar boa frutificação.
7. Enumere 4 situações que micorrizas vem sendo utilizadas.
R.: 1-Em plantios com espécies exóticas em novas áreas sem hospedeiros,
2- Na revegetação de solos degradados,
3- Em áreas despovoadas ou desprovidas de hospedeiros de ectomicorrizas,
4- Em solos e substratos inertes,
5- Em áreas onde os fungos já ocorrem, mas pretende-se aumentar a densidade de inoculo.
8. Explique o processo de nitrificação.
R.: Nitrificação é a transformação do Amônio em Nitrato, ocorre em duas fases, a nitritação que é a transformação do Amônio em Nitrito pelas bactérias do gênero Nitrosomonas, e a nitratação que é a transformação do Nitrito em Nitrato pelas bactérias do gênero Nitrobacter, ocorre apenas em ambientes aeróbicos.
9. Diferencie desnitrificação e volatilização.
R.: Desnitrificação é um processo de respiração anaeróbica de certos microrganismos, transformando assim o Nitrato NO3 em N2.
Volatilização é perda de Nitrogenio para a atmosfera por conta de uma enzima (Urease) produzida por microrganismos que é capaz de quebrar a molécula.
10. Descreva os processos de imobilização e mineralização.
R.: Imobilização é a transformação de N-inorganico em N-organico por processos biológicos quando é feita por microrganismos, ou por processos não biológicos como é o caso da fixação de amônio
...