Métodos de Análise das Células
Por: Danúbia de Almeida • 30/7/2020 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Os principais métodos de análise das células tratados são:
1 - Citoquímica
Estudo dos métodos de coloração dos tecidos e afins. Procedimentos para obtenção de preparados para avaliação microscópica com finalidades de pesquisa e diagnósticos patológicos. Ex: ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas e enzimas.
2 – Imunocitoquímica
Usa a especificade dos anticorpos na localização de moléculas nas células ou tecidos. Por isso é considerada uma excelente ferramenta de análise.
3 – Cromatografia
Conjunto de técnicas de separação. Em suas diferentes formas (líquida, gasosa e com fluído supercrítico), encontra aplicação em praticamente todas as áreas com análise qualitativa e quantitativa. É usada para estudar bioquímica das células e fluidos biológicos.
4 – Eletroforese
Método relacionado a migração de partículas carregadas de um determinado meio sob influência de uma diferença de potencial. O emprego da eletroforese é mais notado no fracionamento e caracterização de aminoácidos, peptídeos, proteínas, incluindo lipo e glicoproteínas, nucleotídeos,
ácidos carboxílicos e outras substâncias de relevância biológica, que podem
apresentar cargas em função do pH do meio.
5 - Centrifugação
As células podem ser rompidas de várias formas: ser submetidas a choque osmótico e vibração ultra-sônica, ser forçadas a atravessar um pequeno orifício ou maceradas. Esses procedimentos quebram muitas membranas em fragmentos que unidos, formam vesículas.
A suspensão grossa (denominada homogenato ou extrato) contendo uma variedade de
partículas ligada à membrana, cada qual com tamanho, carga e densidade
distintas (ALBERTS, et al., 1997).
6 - Cultura de Células
Os sistemas de cultivo de células in vitro têm permitido que os cientistas estudem o crescimento e a diferenciação celular, bem como efetuem as manipulações genéticas necessárias para a compreensão da estrutura e função dos genes.
A separação das células dos vegetais exige procedimentos diferentes:
Pimeiro: Submete-se as células à ação da enzima celulase, que digere a celulose, A destruição das paredes libera as células envoltas apenas pela membrana plasmática que, nessa condição, são denominadas protoplastos. Os protoplastos podem ser cultivados em meios celulares adequados, de composição química definida. Depois de diversas divisões mitóticas, eles acabam formando pequenos agregados de células indiferenciadas que podem ser induzidos a originar plantas novas, indicando que as células vegetais são totipotentes, o que não acontece com as células animais (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2000).
...