MEMORIAL DESCRITIVO
Por: antoniowilliams • 18/10/2017 • Monografia • 8.463 Palavras (34 Páginas) • 816 Visualizações
CAMARATI - CAMARÕES MARINHOS
ARACATI LTDA
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
J. ELIAS DE OLIVEIRA ME
CAPÍTULO I
EMPRESA
1.0 - A EMPRESA
1.1 – RAZÃO SOCIAL
J. ELIAS DE OLIVEIRA ME
1.2 - CNPJ
10.508.323/0002-25
1.3 – DATA DE CONSTITUIÇÃO
20/01/2015
1.4 – SEDE
SITIO SARGENTO, S/N, ZONA RURAL, JAGUARUANA-CE.
CEP: 62.823-000
1.5 – ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
SITIO SARGENTO, S/N, ZONA RURAL, JAGUARUANA-CE.
CEP: 62.823-000
1.6 – OBJETIVOS SOCIAIS
A sociedade terá por objetivo principal a criação de camarões em água doce.
1.7 – REPRESENTANTE LEGAL
JOSÉ ELIAS DE OLIVEIRA
CAPÍTULO II
LOCALIZAÇÃO, OBJETIVOS
E ASPECTOS GERAIS
2.0 – LOCALIZAÇÕES, OBJETIVOS E ASPECTOS GERAIS.
2.1 – LOCALIZAÇÃO
Sítio Sargento, S/N, Zona Rural, Jaguaruana-Ce.
Coordenadas:
Sul: 9465033.00 m S
Este: 630172.00 m E
LOCALIZAÇÃO |
[pic 2] |
2.2 – OBJETIVOS
O presente empreendimento tem por objetivo a produção e comercialização de camarões adultos da espécie marinha Litopenaeus vannamei. Para tanto, a empresa adota o sistema bifásico de produção, que onsiste em: (1) cultivo intensivo em tanques-berçário; (2) cultivo semi-intensivo nos viveiros de engorda.
As pós-larvas de camarão, matéria-prima essencial a operacionalização do empreendimento, Serão adquiridas de laboratórios da região de Jaguaruana. As pós-larvas são estocadas nos tanques berçários, onde permanecem por um período de 10 (dez) dias quando então serão transferidas para os viveiros de engorda. A densidade de estocagem dos viveiros de engorda será de 50 camarões/m2, e após um período de 90 dias quando as pós-larvas atingirem um peso médio de 10 gramas, são realizadas despescas e a comercialização dos camarões para o mercado interno e externo.
2.3 – ASPECTOS GERAIS
2.3.1 – Vias de Acesso
A Fazenda está localizada no município de Jaguaruana (CE), distando aproximadamente 10 km da sede do município, o qual dista 170 km da capital do Ceará, Fortaleza. O acesso pode ser feito através da BR 116 ou pela via litorânea. Em Fortaleza é possível contar com os serviços do aeroporto internacional e do sistema portuário dessa capital, fator de extrema importância no que diz respeito a aquisição de insumos e comercialização do produto final.
2.3.2 – Energia Elétrica e Comunicações
A propriedade é atendida por linha de transmissão de força elétrica do sistema CHESF, através da COELCE - Companhia de Eletrificação do Estado do Ceará, e de telefonia através da TELEMAR e EMBRATEL, por sistemas de chamadas locais, DDD, DDI e de telefonia celular.
O centro urbano do município de Jaguaruana é ainda servido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e por serviços bancários através do Banco do Brasil e Banco Bradesco.
2.3.3 – Disponibilidade de Água e Coleções Hídricas
A bacia do Rio Jaguaribe, é a mais extensa e importante do Estado do Ceará, ocupando uma área de 72.000 km2, com um curso de 610 km.
A importância da bacia do Jaguaribe está também representada pelos açudes que fazem parte deste complexo hídrico como é o caso do Castanhão (com 6,7 bilhões de m3), o Orós (com 2,1 bilhões de m3), o Banabuiú (1,0 bilhão de m3), além de outros menores como Poço de Barro, Quixeramobim, Várzea do Boi, etc.
2.3.4 – Aspectos Climatológicos
O clima da região do Estado do Ceará, onde está localizado o Município de Jaguaruana, caracteriza-se como sendo um clima Tropical quente semiárido brando e tropical quente semiárido, classificado segundo Koppen como AW.
A precipitação pluviométrica no litoral apresente certa uniformidade. Em Russas, a média das normais pluviométricas anual é de 752,6 mm. Os períodos mais chuvosos são os meses de janeiro a abril. O período de agosto à dezembro são os menos chuvosos, sendo registrado uma média pluviométrica mensal menor que 10 mm. .
Com relação à temperatura na região, as isotérmicas representam uma média anual de 26 ºC a 28 ºC. O mês mais quente, dezembro, está compreendido entre as isotérmicas de 26 ºC à 31 ºC. No mês mais frio, junho registra-se isotérmicas de 22 ºC à 26 ºC.
A umidade relativa do ar nesta região situa-se em valores que oscilam entre 60 a 80%, segundo a média histórica anual do Estado do Ceará (FUNCEME). Com relação a evaporação, a média anual segundo estudos do Instituto Nacional de Metereologia (INEMET) é de 2.100 mm. A insolação é elevada e constante.
2.3.5 – Solo
O empreendimento será implantado em terreno aluvional, cuja análise macroscópica dos seus solos revelou a predominância de leitos areno-argilosos com presença pouco significativa de solos siltosos. Esses solos são de excelente plasticidade, permitindo a compactação necessária ao movimento de terra destinado a construção de diques e viveiros.
...