O Mercado Atual da Bubalinocultura
Por: larinw • 12/3/2020 • Trabalho acadêmico • 871 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
Resposta 1:
Por se tratar de uma palestra primeiramente deveria ser feito uma apresentação geral da bubalinocultura e do búfalo em si, caracterizando os dois principais itens a seguir:
- Dificuldades e vantagens encontradas no mercado atual da bubalinocultura: Por se tratar de uma cultura pouco difundida e pouco conhecida no mercado pelo seu potencial de produtos especiais, no Brasil por muitas vezes os seus produtos acabam por ser comercializados juntamente com produtos advindos da bovinocultura, especialmente a carne e algumas vezes o leite. Para reverter essa situação de mercado, é preciso mostrar aos consumidores o diferencial que os produtos advindos da bubalinocultura possuem, considerando a qualidade da carne com menor teor de colesterol e maior porção de ácidos graxos essenciais, e também a qualidade Gourmet de queijos produzidos com leite de búfala. Para poder produzir e estruturar a cadeia produtiva e mercantil da bubalinocultura é indicado instalação de laticínios específicos ou anexados á laticínios já existentes na região para o beneficiamento do leite, e utilizar os serviços regionais de abate dos animais para obtenção das carcaças dos búfalos que posteriormente no mesmo estabelecimento poderia ser feito a separação de cortes específicos com denominação de carne de búfalo. Para isso é preciso divulgação dos produtos em regiões urbanas onde a comunicação é mais precisa e rápida.
- Caracterização de búfalo (vantagens e desafios): O búfalo é um animal com grande potencial de produção de leite e carne, porem com desafios sobre a estacionalidade reprodutiva, e maior necessidade de mão de obra durante ordenha devido ser “necessário” a presença do bezerro ao pé da mãe. Porém esses desafios podem ser superados com uso de biotecnologia de reprodução, organização do processo de ordenha e também “educação” das fêmeas para que não se tenha necessidade da presença dos seus bezerros na momento da ordenha. Outra vantagem é de que o búfalo é um animal muito dócil e bastante aclimatado de acordo com a necessidade de manejo que ele necessita, sendo também, um animal com maior capacidade de utilizar os alimentos muito fibrosos quando comparado aos bovinos.
Portanto a implantação da bubalinocultura possui grande viabilidade quando a região produtora apresentar ao consumidor produtos específicos e Goumet’s advindo da bubalinocultura, que possuem per si um preço de mercado muito mais elevado.
Resposta dois:
O búfalo por ser um animal poliestrico estacional, a sua produção também será estacionalizada para os produtos carne e leite, que são produtos cuja as dificuldade de armazenamento por longo período pode afetar a viabilidade do processo ou a perda da qualidade do produto. Em sistemas de reprodução natural onde não se usa protocolos de desestacionalização, os produtos carne e principalmente leite acabam por ter uma produção muito estacional, deixando ao mercado a função de aumentar e diminuir os preços pagos ao longo do ano produtivo. E se neste mesmo sistema de reprodução a eficiência reprodutiva estiver baixa, pode-se também perder um ano todo da produção de um animal que não obteve sua prenhes confirmada, isto devido a período entre parto e nova prenhes ser curto, causando aumento de custos na propriedade devido este animal não produzir e necessitar de mantença até que inicie novamente um novo ciclo produtivo.
...