O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: tiffanysha • 6/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 202 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
- Identificação do Estagiário
Nome do discente: Tiffany Santos Pereira
Termo: 7º Curso: Agronomia/Noturno
- Identificação do Local de Realização do Estágio
Nome da Empresa: Casa Da Agricultura
Endereço: Praça Monção- Centro
Cidade: Iaras UF: SP
CEP: 18775-000
Telefone: (14) 3764-1200
Área de Atuação: Formação de mudas, Preparo, Manejo e Adubação
Nº de Funcionários: 1
Setores do Estágio: Formação e nutrição cafeeira
Responsável pela Empresa: Domingos Donizeti Calderan
Supervisor do Estágio: Nilton Cardoso Dias
Data de Início: 05 de março 2018 .
Data de Término: 20 de abril 2018.
Total de Horas: 200 hs
- Apresentação das Atividades Desenvolvidas
No decorrer do estágio, realizado nessa propriedade, toda carga ficou voltada na cultura do café, em seus diferentes setores, cada um tendo um acompanhamento e aperfeiçoamento em todas as formas possíveis. Entre os acompanhamentos, ficaram registrados os seguintes:
3.1 IMPLANTAÇÃO DO VIVEIRO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS:
Nesta atividade foi realizado, separação de mudas nativas, verificando as mais sadias para serem doadas para escolas. As mudas observadas e separadas foram:
- Ipê Roxo (Handroanthus avellanedae);
- Ipê Amarelo (Handroanthus albus);
- Falso Pau Brasil (Adenanthera pavonina L.);
- Pitanga (Eugenia uniflora);
- Chorão (Salix alba L.).
Após a separação, foi feita a manutenção das mudas no viveiro, analisando cuidados com a irrigação. A irrigação era realizada uma vez por dia no período da manhã.
As mudas separadas foram doadas a alunos do ensino fundamental com o propósito de incentivar o plantio de árvores em áreas urbanas ou rurais e incentivar as pessoas a cuidar de uma árvore e do meio ambiente.
3.2 PREPARAÇÕES DA SILAGEM DE MILHO:
Esta atividade foi realizada em Iaras - SP na propriedade do produtor Leiteiro Marcos Cassino.
A silagem é o produto resultante da fermentação das forrageiras, realizada por bactérias anaeróbicas, ou seja, bactérias que não necessitam de oxigênio. As forrageiras para a produção da silagem pode ser Milho, Sorgo, entre outros.
O processo para preparação de uma silagem iniciar-se com a colheita o momento certo para colher o milho é quando a semente apresenta1/4 leitoso ou 1/3 friboso, isto pode ser avaliado quebrando-se uma semente ao meio e apertando com a unha. A forragem devem ser picadas em pedaços pequenos para evitar que ocorra armazenamento de ar.
A montagem do silo foi em trincheira, com tamanho que caiba o volume colhido de milho para silagem, sendo depositada pequena quantidade em partes para uma melhor compactação para que não ocorram bolsões de ares e evitar ataque de microrganismos·.
O segredo para uma boa silagem é a compactação bem feita, Pois ela serve para expulsar o ar de dentro da massa da forragem. Após a montagem e compactação da silagem é necessário ser feita a cobertura. A cobertura tem como finalidade evitar a entrada de microrganismo e oxigênio.
A vedação da silagem foi feita com lona preta.
Cerca de 40 dias após o fechamento do silo, a silagem poderá ser fornecida aos bovinos.
3.3 SUBSOLAGEM
Essa atividade foi realizada em uma área de aproximadamente 1 ha próximo a Casa da Agricultura, Iaras- SP.
A subsolagem é um trabalho secundário de preparação do solo, visando à quebra de torrões maiores e quebra do ciclo de plantas daninhas. A máquina utilizada para a realização desta atividade é denominada subsolador. Esta operação foi realizada para a plantação do milho cultivar Cativerde 02.
3.4 VISITAS EM PROPRIEDADE COM A FRUTICULTURA MARACUJÁ. ANALISE DE PRAGAS E DOENÇAS.
A visita foi na propriedade no Bairro Chácara das flores em Iaras- SP, a área com 600 pés de maracujá e fase de inicio de produção, estando acompanhado pelo Diretor da Casa da Agricultura Flans Cleber. Para identificação de pragas e doenças encontradas no local.
3.5 CURSOS MOTOSSERRA: MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO
O curso foi administrado pelo Prof. Paulo representante do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizado na Casa da Agricultura, com o objetivo de instruir o manuseio e manutenção da serra elétrica.
Para manutenção da serra elétrica, foi feita a limpeza, a regulagem do carburador e a higienização do filtro de ar.
Filtro de ar: Tem a função de impedir a passagem de impurezas para o motor.
Regulagem do Carburador: A regulação é responsável pelo o bom funcionamento do motor, sendo a regulagem realizada através de três parafusos: Parafuso L (que regula a entrada de combustível ao relente sobre baixas rotações ); o Parafuso H ( regula a entrada de combustível nas altas rotações); Parafuso T (permite que o motor trabalhe ao relente).
Corrente de corte: A amolagem é feita com uma lima cilíndrica. Sendo uma afinação incorreta falta de lubrificação causaram danos na corrente de corte, uma corrente devidamente afiada exige menor esforço e pouco combustível.
Dispositivos de segurança da motosserra:
Objetivo é reduzir riscos de acidente.
Bloqueador de acelerador: (bloqueia comando do acelerador, prevenindo qualquer aceleração proposital);
Guarda mão: Protege a mão direita;
Retentor de corrente: Evita o efeito “chicote” ao reter a corrente em caso de rompimento;
Travão da corrente e guarda mão dianteira: Bloqueia a corrente em caso de projeção do motosserra ou intencionalmente quando se pretende bloqueá-la, funcionando também como protetor de mão esquerda.
...