O Relatório Viveiros Florestais
Por: Isabella Sampaio • 26/2/2023 • Relatório de pesquisa • 893 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS
DISCIPLINA: VIVEIROS FLORESTAIS - FGD930
PROFA NARRUBIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
RELATÓRIO DA DISCIPLINA VIVEIROS FLORESTAIS:
Preparação da sementeira
Manaus - AM
2022
ISABELLA NOGUEIRA SAMPAIO - 22050416
RELATÓRIO DA DISCIPLINA VIVEIROS FLORESTAIS
Relatório de atividade prática experimental apresentado ao programa de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Viveiros Florestais - FGD930, sob a orientação da professora Narrubia Oliveira de Almeida.
Manaus - AM
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 4
3. RESULTADOS ESPERADOS 7
4. REFERÊNCIAS 7
1.INTRODUÇÃO
O viveiro florestal é uma área destinada à produção de mudas florestais, que permanecem ali até o momento definitivo de ida ao campo (WALKER, 2011). Eles podem ser classificados como temporários ou permanentes, dependendo do tempo do cultivo e da forma como as raízes das mudas se desenvolvem, e são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pois nesses locais são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou desenvolvem, recebendo cuidados adequados às suas peculiaridades, para que satisfaçam requisitos fitossanitários, fisiológicos e dendrométricos para que, assim, sejam lançadas à natureza com robustez e confiabilidade na qualidade da muda.
Um dos primeiros passos para a produção das mudas, é o preparo da sementeira. As sementeiras são locais adaptados ou projetados para cultivar plantas a partir de sementes. Podem ser canteiros, recipientes como bandejas, garrafas pets, ou qualquer lugar onde seja possível controlar um ou mais fatores ambientais para que a sua produção seja eficiente como temperatura, água, vento e/ou iluminação (OLIVEIRA, 2016). O preparo da sementeira é um passo importante pois é nesse local que a semente irá germinar, por isso é preciso preparar não só o recipiente, mas também a terra utilizada.
Vale ressaltar que a produção de mudas florestais em viveiros, é uma excelente forma de exercer a profissão de Engenheiro Florestal, pois a necessidade de recompor camadas florestais degradadas ou destruídas, incentiva a atuação do profissional em produzir mudas diversas, no entanto, acompanhada da diversidade fitossociológica da região, vem a dificuldade de assistir algumas espécies florestais a perpetuar suas espécies, exemplificando a dispersão de sementes de espécies amazônicas serem tão diversas, trazendo ao engenheiro a necessidade de conhecer os processos biológicos das espécies de maior interesse comercial, madeireiro ou não, e aplicá-las em seus viveiros.
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O preparo da sementeira é divido em etapas que consistem na peneiragem e lavagem do substrato utilizado, areia.
Para a peneiragem foram utilizadas pás e uma peneira feita de uma trama metálica. Com o auxílio da pá, a areia suja do canteiro era arremessada na peneira para que fosse retirado todo o material orgânico denso como raízes, insetos, sementes que não germinaram e outras coisas que podem afetar o processo de germinação da semente.
[pic 2]
Imagem 01: Explicação do processo de peneiragem.
...