O Sistema de integração lavoura, pecuária e floresta
Por: crishelo • 3/12/2017 • Resenha • 461 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Sistema de integração lavoura, pecuária e floresta
ILPF
Esse é um sistema é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos: agrícola, pecuários e florestal na mesma área de forma harmônica que faz com que se tenha benefícios para essas três atividades. Também faz a recuperação de áreas de pastagens degradadas, busca melhorar a fertilidade do solo com plantio e aplicação de técnicas adequadas para intensificar o seu uso.
A integração também reduz o uso de agroquímicos, a abertura de áreas para fins agropecuários, ao mesmo tempo acaba possibilitando o crescimento da biodiversidade e o controle dos processos erosivos através de manutenções e cobertura do solo. É um sistema aliado a prática do plantio direto e estabeleceu alternativas econômicas e sustentáveis para o crescimento da produtividade em áreas degradadas.
Exemplos de que o sistema atua com pensamento na sustentabilidade e que não agride o meio ambiente são: este tipo de tecnologia evita impactos ambientais; recupera a capacidade produtiva do solo; produz mais alimentos; produz energia renovável e gera emprego e renda para aqueles que se encontram desempregados. A ILPF atinge tanto os grandes ou pequenos produtores, assim como pecuaristas e lavoureiros. O produtor que adota este sistema observa no começo uma evolução dos sistemas que contemplam a lavoura e a pecuária. Isso é possível, pois cada sistema tem um objetivo.
A integração lavoura, pecuária floresta é uma alternativa de produção de alimentos que favorece o aumento da eficiência de utilização de recursos naturais, também pode ser apropriado para a agricultura camponesa ou empresarial, dependendo do local. Já sua importância ambiental é sustentada por vários motivos, e um deles são os efeitos benefícios da matéria orgânica do solo pelo aumento do estoque de carbono contribuindo para o aliviamento do aquecimento global.
Os sistemas de integração podem ser classificados e definidos, basicamente, em quatro grandes grupos: Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Agropastoril, Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou Silvipastoril, Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou Silviagrícola, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ou Agrossilvipastoril.
Integração agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por vários anos, em sequência ou intercalados.
Integração silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário (pastagem e animal) e florestal, em consórcio. Este sistema de produção é mais direcionado para áreas com dificuldade de implantação de lavouras, por isso, inclui apenas os componentes florestal e pecuário na mesma área.
Integração silviagricola: sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas anuais ou perenes.
Integração agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, incluindo também o componente florestal, na mesma área. O componente “lavoura” restringe se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.
...