Os Métodos de Melhoramento
Por: debrasfs • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
1. Discorra sobre Endogamia (principais conceitos, como é utilizada no melhoramento de plantas, quais os tipos e sistemas mais comuns).
R.: A Endogamia é conhecida por sua causa, em que ocorre o aparecimento de características deletérias, ou seja, uma característica prejudicial ao indivíduo, isso acontece por ocorrer cruzamento de indivíduos com algum grau de parentesco, que promove a homozigose. No melhoramento a Endogamia é utilizada para a fixação genética dde um genótipo. Dos sistemas temos a autofecundação, retrocruzamento, irmãos completos e meios irmãos.
2. Discorra sobre Depressão Endogâmica. Em plantas com qual sistema reprodutivo o seu efeito é observado? Quais as possíveis consequências desse fenômeno?
R.: Na depressão endogâmica ocorre a perda de vigor pela endogamia, que tem grande ocorrência em plantas alógamas e possui algumas consequências como a presença de alelos deletérios em genótipos homozigóticos e muitos genes recessivos que permanecem ocultos em condições heterozigotas nas populações naturais.
3. Conceitue Heterose, Heterobeltiose e Heterose Padrão. Crie três exemplos com: presença da heterose, ausência da heterose e presença de heterobeltiose.
R.:
4. Darwin estava correto ao afirmar que o “cruzamento promovia um ganho em vigor nas descendências e que autofertilização produzia uma perda de vigor”? É possível determinar qual sistema reprodutivo vegetal observou? Discorra.
R.: Darwin estava correto, pois esse observou espécies alógamas, sendo relativamente menor.
5. Discorra sobre as duas hipóteses genéticas principais para ocorrência da heterose, ou seja, sobre a teoria de Dominância e da teoria de Sobredominância. Explique porque a aceitação de uma não implica na exclusão da outra.
R.: Dominância – a heteroze é devida a existência de dominância parcial ou total nos genes envolvidos e o acúmulo de heterozigotos de F1.
Sobredominância – heteroze ocorre porque o heterozigoto adquire um valor acima de qualquer homizigoto.
Sendo dois métodos indistinguiveis pela sua similaridade.
6. Por que, segundo a teoria de Sobredominância, um heterozigoto adquire um valor acima de qualquer homozigoto? O que esses produzem diferente?
R.: Enzimas diferentes en heterozigotos e homozigotos, produzindo uma enzima superior.
7. Conceitue: Variedades; Cultivares (tipo linha pura e de polinização aberta); Linhagens e Híbridos (Simples, Triplo, Duplo e Múltiplo).
R.: Variedades – obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem;
Cultivares – São variedades cultivadas atualmente;
C. linha pura – Arroz, feijão, soja (autofecundação);
C. polinização aberta – Tomate, pimentão (polinização);
Linhagens – os materiais genéticos homogêneos, obtidos por algum processo autogâmico continuado;
Híbridos – o produto
...