Propagação vegetativa
Por: Fabio66 • 12/2/2017 • Relatório de pesquisa • 303 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
O tema abordado foi a propagação de hortaliças, visando a escolha de uma boa semente até o transplante das mudas para um canteiro definitivo, a propagação pode ser feita de duas formas, por semente ou vegetativa.
1.1 PROPAGAÇÃO
A propagação e uma etapa que visa a perpetuação de uma determinada espécie
1.1.1 Propagação Vegetativa
A propagação vegetativa utiliza uma parte da planta que dará origem a uma planta semelhante a planta mãe. Deve ser escolhida os brotos mais vigorosos e livres de pragas e doenças, esse método quando utilizado o desenvolvimento da planta e maior.
1.1.2 Propagação por semente
A sementes comercias podem ser adquiridas em sacos, em latas etc. é importante que a semente esteja hermeticamente fechada, ou seja que a semente não possua contato com a atmosfera, para que a semente não perca suas propriedades germinativas, toda semente possui em sua identificação o lote que identifica a semente, que tem por objetivo identificar o lote que teve algum problema ao ser manejado, a porcentagem de germinação (%), O pur que define a pureza de uma semente outra medida importante e a validade da semente, essa informação que garante a viabilidade ao produtor, no rotulo da embalagem da semente possui uma caveirinha que serve para informar ao produtor que a semente e tratada por algum tipo de agrotóxico, o mais comum é o fungicida. As sementes podem ser colocadas em sementeiras individuais ou coletivos na bandeja. Em cada espaço da bandeja foi colocado o substrato até a borda, e foi aberto pequenas covas e em cada cova foi colocado três sementes, para garantir a germinação de pelo menos uma. Quando as mudas brotarem seriam retiradas e colocadas em canteiros definitivos, a desvantagem desse método de propagação é porque as raízes saem nuas, sem torrões, deixando-as expostas e dificultando o pegamento no canteiro definitivo.
...