Relatório Sobre Visita a Embrapa
Por: Gustavo Andrade • 19/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 503 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
GUSTAVO ANDRADE BRITO
RELATÓRIO SOBRE A VISITA A EMBRAPA
FORTALEZA
2018
GUSTAVO ANDRADE BRITO
RELATÓRIO SOBRE A VISITA A EMBRAPA
Relatório apresentado ao Programa de Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção da nota na disciplina de Introdução à Agronomia.
Orientadora: Profª Maria Lúcia De Sousa Moreira.
FORTALEZA
2018
RESUMO
Este relatório tem como objetivo apresentar como foi ministrada visita a EMBRAPA ( Caucaia - CE ) , realizado no dia 11 de maio de 2018, coordenado pela Profª Dr. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves e dirigido pelo Dr. Antônio Lindemberg Martins Mesquita. De tal modo, o enfoque do assunto fora de alta relevância para os alunos de Introdução à Agronomia, no referente para a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre a empresa e sobre o controle de pragas no processo de graduação.
SUMÁRIO
1 | INTRODUÇÃO............................................................................................... | 5 |
2 | APRESENTAÇÃO.......................................................................................... MIP.................................................................................................................... BASE DA CASA.............................................................................................. PAREDE DA CASA.............................................................................. SOBRE A EMBRAPA........................................................................ CONCLUSÃO……………………………………………………………….. | 6 |
3 | 6 | |
3.1 3.2 4 5 | 7 7 8 9 | |
1 INTRODUÇÃO
Este relatório discursa de cunho educacional a respeito da visita a EMBRAPA em Fortaleza , que desta maneira, os alunos do primeiro semestre de Agronomia foram direcionados pela Profª Dr. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves e pelo Dr. Antônio Lindemberg Martins Mesquita, de forma clara e objetiva. Tais explanações foram relacionadas a atividades agrícolas e agropecuárias, resumindo-se as culturas dos mesmo. De igual modo, as informações apresentadas a seguir seguem a metodologia utilizada em uma aula em que os alunos tiveram a oportunidade de visitar a empresa a fim de compreender com mais clareza alguns aspectos referentes ao mesmo.
2 – APRESENTAÇÃO
A saída da aula ocorreu no bloco da fitossanidade na UFC em torno de 8:20 da manhã no próprio intracampus. Após a chegada no local de desembarque fomos em direção a empresa e ao adentrarmos fomos levados até um bloco interno onde iriamos ter a aula. Ademais, fomos apresentados ao Dr.Antônio Lindemberg, que primeiramente falou sobre a empresa, sua criação e objetivos. Falou como foi sua graduação no curso, seu histórico na faculdade, até a sua inserção na empresa e como funcionou todo o processo seletivo. Logo adiante ele falou da parte principal, sendo ela o manejo integrado de pragas( MIP) que é de conhecimento essencial para o processo de graduação , pois é aí onde é visto todos os processos de controles físicos , químicos e biológicos ; usando essas relações que ocorrem naturalmente na natureza adaptando para a criação de mecanismos de controle e erradicação.
3- MIP
Ao chegarmos na sala de entomologia, foi falado sobre como é a sistemática do MIP. Foi dito que o manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças de se adaptarem a alguma prática defensiva em especial.Sendo separados em quatro pontos sendo eles o controle mecânico , genético,físico, cultural e principalmente o controle biológico, todas elas esquematizados em um organograma e forma de casa onde era separadas pela base parede e o teto sendo o próprio MIP com cada qual com suas respectivas funções e importância no processo de manejo.
...