Sistema plantio direto
Por: Kuhn1994 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 803 Visualizações
Página 1 de 2
Atividade 1 (aulas 1 e 2)
1) Conceitue o que é o Sistema Plantio Direto e descreva, com suas palavras, por que se trata de um novo paradigma na agricultura.
2) Nas condições atuais da agricultura brasileira, considerando as informações disponíveis, quais seriam as principais razões para a adoção do SPD?
3) Na comparação entre o sistema convencional (com operações de preparo do solo) e o SPD, encontramos muitas as diferenças.
Aponte quais você julga as mais importantes e justifique sua escolha.
- É uma forma de produção agrícola na qual se utiliza um conjunto de tecnologias que se baseia em três fundamentos básicos, sejam elas:
- Ausência de revolvimento do solo ou preparo do mesmo;
- Manutenção permanente do solo coberto por restos culturais, como a palha ou por plantas vivas;
- Utilização da rotação de cultura.
- As razões para o agricultor em adotar tal tecnologia, tem como referência comparativa o sistema convencional, em que o solo é revolvido com a utilização de grades de discos, que resulta em quase que total das perdas do solo por erosão. Com a adoção da tecnologia ou mesmo a técnica do SPD, tem inúmeras vantagens como:
- Reduzir a erosão do solo;
- Manutenção da umidade do solo;
- Melhorar o ambiente do solo;
- Melhorar atividades biológicas;
- Menor dependência do clima;
- Melhor utilização do tempo;
- Melhor qualidade de vida;
- Etc...
- O mais importante fator do SPD em relação ao PC, tem vantagens a utilização do SPD, sistema que visa a enfrentar o maio problema, que era a erosão do solo, ausentando se de uso de implementos que reduz a eficiência e fertilidade do solo, e consequentemente reduzindo a manutenção e a reposição de peças, que gera custos para o produtor.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com