Diferentes métodos de semeadura da soja em sistema de plantio direto. Resenha crítica
Por: Gabi Talian • 14/5/2017 • Resenha • 804 Palavras (4 Páginas) • 574 Visualizações
Universidade Comunitária Da Região De Chapecó – Unochapecó
Área De Ciências Exatas E Ambientais – Acea
Curso: Agronomia
Acadêmica: Gabriele Talian
Disciplina: Iniciação Científica
Professora: Clarete Trzcinski
Turma: K
Diferentes métodos de semeadura da soja (Glicine max L. Merril) em sistema de plantio direto.
Resenha crítica
A seguinte resenha trata de uma monografia publicada em 2013, como Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Agronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO, tendo como assunto, diferentes métodos de semeadura da soja (Glicine max), fazendo análise comparativa entre os resultados obtidos em duas formas diferentes de semeadura: com o uso do facão sulcador e também do disco duplo, os quais provocam várias divergências há muito tempo, sendo que, existem poucos estudos relacionados ao assunto.
Considerando o fato de que a cultura da soja é uma das mais importantes para a economia do nosso país nos dias atuais, deve-se continuar investindo no seu processo evolutivo, sendo assim, constantemente são feitos novos estudos sobre a cultura, tais como esse anteriormente citado.
Em geral, o maquinário utilizado no campo apresenta problemas constantes na hora do plantio, originários das mais diversas adversidades, como a umidade do solo, quantidade de resíduo da cultura anterior e também, ou principalmente a compactação do solo. Devido à essas adversidades e depois dos mais variados estudos, chegou-se à conclusão de que a profundidade ideal para disposição de sementes seria de 3,9 cm, pois não prejudicaria o desenvolvimento da raiz, nem dos folículos da planta.
Sobre os mecanismos que podem ser utilizados para abrir sulcos no solo, citam-se dois, sendo eles: hastes sulcadoras (facão), que provocam maior mobilização do solo nos sulcos de semeaduras do que os discos duplos, o que aumenta o índice de plantas daninhas e a ocorrência da erosão do solo; discos duplos, que aplicam no solo forças laterais em forma de “V”, o que propicia uniformidade na profundidade de deposição das sementes, proporcionando assim melhor contato solo-semente.
Depois de apresentação geral da cultura da soja e dos fatores que influenciam na sua produtividade, o autor passa a apresentar o seu projeto, o qual foi desenvolvido no município de Coronel Vivida – PR, em uma propriedade particular. O solo do local é caracterizado como Latossolo Vermelho Distroférrico típico, com textura argilosa. O clima é subtropical com chuvas bem distribuídas no verão. Posteriormente, são apresentadas as condições meteorológicas de cada mês da safra em que foi realizado o experimento.
Apresenta-se também a quantidade de áreas semeadas com cada ferramenta, sendo 7 de discos duplos, 7 de facão sulcador e 7 áreas de testemunha, a fim de comparar dados. Após isso, cita-se também o histórico de cultivo da área, sendo quase unanimemente de plantações de verão: soja e plantações de inverno: azevém.
Cita-se também os procedimentos feitos pré plantio, como preparo de solo e adubação; procedimentos de semeadura, regulagens da semeadora; e pós plantio – controle de plantas daninhas e fitossanidade.
...