Trabalho de Apicultura Industrialização do Pólen
Por: Amanda23999 • 21/3/2019 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Industrialização do Pólen
A indústria do pólen vem crescendo cerca de 50% a cada ano no Brasil, no anos 2002 e 2003, houve um grande aumento nesse mercado em função da alta procura por produtos fitoterápicos, na época, era uma atividade recém descoberta, portanto, a concorrência era relativamente pequena. A oferta do produto produzido no Brasil era menor que a demanda, então era comum a importação do pólen.
Atualmente o pólen já conquistou um espaço muito grande nas produções dos apicultores e no mercado por ser um produto com diversos benefícios para a saúde e pelo alto lucro obtido com sua produção. Exige um investimento baixo e oferece uma remuneração consideravelmente alta sobre o preço de comercialização do mel. Sendo assim, a oferta e a concorrência dentro desse mercado aumentou.
Desde o primordial da humanidade, o pólen tem sido considerado uma boa fonte de nutrientes e energia. Suas promissoras propriedades curativas também foram referidas
A diversidade de produtos proporcionados pela criação de abelhas é uma oportunidade para os homens do campo. A produção e a comercialização do pólen acabou sendo a solução para vida financeira de muitos apicultores pois apesar das boas vendas e dos rendimentos mensais, a produção de MEL não é o suficiente para a estabilidade financeira, por ser uma produção instável. Já no caso do pólen, é uma produção estável pois acontece em tempo integral nos 12 meses do ano.
É possível afirmar que a indústria do pólen foi e está sendo um fator de grande importância para a economia brasileira, pois vem transformando economicamente a vida de muitos jovens desde os 14 anos e também de muitas famílias brasileiras.
Existem empresas que capacitam pessoas para produção, além do fornecimento de equipamentos, realizam cursos de apicultura e técnicas de manejo. Essa cooperação das empresas com as pessoas além de trazer conhecimento, gera empregos e assim se faz crescer a economia brasileira.
A imagem a seguir ilustra o equipamento para produção de pólen utilizado pelos apicultores do Mato Grande que investiram na produção do pólen e conquistaram o mercado local no Rio Grande do Norte.
Nos dias atuais, 1kg de pólen custa em torno de R$100,00 reais no Brasil, com a crise, os preções se mantiveram estáveis nos últimos anos, porém a demanda continua alta em relação as ofertas.
A Coaper, por exemplo, é a primeira unidade de Beneficiamento de Pólen Apícola da agricultura familiar do Brasil, é formada por 26 cooperados que possuem 35 a 40 caixas de abelhas em suas propriedades, e fornecem toda matéria prima utilizada pela cooperativa. Toda produção é realizada, desde o apiário até o envase, dentro de normas de boas práticas implantadas com a supervisão da Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo, e é fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Federal. Na cooperativa são produzidos aproximadamente 600kg de pólen por mês e os produtos são comercializados com a marca Natuflora, em todo território nacional, especialmente no Sul e Sudeste.
Fontes:
https://www.dci.com.br/agronegocios/polen-e-novo-achado-da-apicultura-nacional-1.9460
http://www.rn.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/RN/producao-de-polen-e-alternativa-de-
...