USO DA PALHA DA CANA DE AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL E SEUS BENEFÍCIO
Por: Face Do Ivo • 20/5/2018 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA
IVO BALTAZAR DE SOUZA
USO DA PALHA DA CANA DE AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO
DE ETANOL E SEUS BENEFÍCIOS
PARAUAPEBAS
2018
O etanol é um combustível que vem se tornando o dominante mundial para veículos a combustão como o principal substituto ao petróleo, combustível fóssil de difícil obtenção e que vem se tornando cada vez mais escasso. O etanol além de mais barato, é um combustível 60% menos poluente, se for contado apenas o CO2. Porém o etanol pode ser muito mais bem aproveitado se for produzido com mais eficiência, e é nesse ponto onde a palha da cana-de-açúcar pode trazer um grande benefício ao mercado.
Etanol é produzido a partir do caldo de cana-de-açúcar, o que é chamado etanol de primeira geração. A produção de outros tipos de etanol é através de biomassa. A biomassa de celulose, que pode ser obtida da palha da cana-de-açúcar, é bem mais abundante do que outras formas de biomassa, chegando a casa de toneladas de material que pode ser aproveitado para a produção de combustível. Não aproveitar tanta matéria potencialmente produtora de energia é considerado um desperdício.
O grande obstáculo na produção de etanol celulósico é que é preciso desfazer a parede celular para retirar os açúcares que são fonte energética para o combustível. É um desafio encontrar algo economicamente viável. Os resultados atuais com as tecnologias de extração que temos ainda é desfavorável. Para fazermos uma produção mais eficiente de etanol precisamos tornar os resultados favoráveis com métodos mais elaborados e produtivos.
Mas o que falta pra chegarmos lá? Decidir qual método é mais vantajoso para os interesses financeiros e de qualidade da indústria de produção. Métodos existem, mas não existe um “vencedor” pois cada um possui vantagens e desvantagens. São resultados relativos que dependem de vários fatores que estão sendo estudados por cientistas e pesquisadores de muitos países como, por exemplo, uma equipe canadense que está iniciando testes com um pré-tratamento de explosão a vapor, com produção esperada de 340L por tonelada de biomassa.
No Brasil existem, de fato, diversos programas para esse estudo que vão desde o melhoramento genético, modelos de produção, rotas tecnológicas, biotecnologia e todos os seus desdobramentos. Em 2003 esses estudos identificaram completamente 40.000 genes da cana-de-açúcar, que terão as informações usadas em programas experimentais de melhoramento genético. Programas como o CTBE, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, que contribuem com o melhoramento tecnológico na área de energia renovável e tenta aumentar ao máximo a produtividade e eficiência, principalmente na produção de biocombustíveis a base de biomassa lignocelulósica, se aliando também a sustentabilidade.
No fim, a demanda por etanol vai aumentar, e a capacidade do mercado de produzir deve aumentar na mesma medida. O mais importante, no entanto, não é produzir em grande quantidade, mas produzir com eficiência e sustentabilidade, assim mantendo o equilíbrio entre economia e bem ao planeta.
...