Controle De Acesse
Trabalho Universitário: Controle De Acesse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llupi • 13/6/2013 • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 720 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Engenharia de Controle e Automação
LEANDRO DOS SANTOS LUPI
TRANSFORMADORES
Sorocaba/SP
2013
RESUMO
Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, como, por exemplo, nas instalações elétricas e também em equipamentos que utilizam como princípio de funcionamento a eletricidade.
É importante, tanto para a segurança quanto para o bom funcionamento (eficiência) dos aparelhos elétricos, que a tensão que sai da usina geradora de energia elétrica e a tensão que chega até as residências sejam relativamente baixas.
Mas, por outro lado, quando se transmite energia da usina até as casas, indústrias, etc., é preferível que se trabalhe com uma corrente elétrica muito baixa, mas para que a corrente seja relativamente baixa a tensão produzida deve ser bastante alta. Para que se eleve a tensão são utilizados os transformadores.
O objetivo do trabalho é evidenciar a importância e o funcionamento deste equipamento, além de suas funções, componentes e aplicações.
PALAVRAS-CHAVE: Transformador, segurança, instalações elétricas, funcionamento.
SUMÁRIO
CAPÍTULO i
1. transformadores 4
Introdução 4
Objetivo Geral 5
Transformador de potência 6
1.1. Definição 6
1.2. Principio Básico de Funcionamento 7
1.3. Corrente Foucault 9
2. CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS 9
2.1. Construção 9
Cálculos 10
3. COMPONENTES DE UM TRAFO 15
3.1. Parte Ativa 15
3.2. Núcleo 15
3.3. Enrolamentos 15
3.4. Dispositivos de Prensagem, Calços e Isolamento 16
3.5. Comutadores 16
3.6. Buchas 16
3.7. Tanque 17
3.8. Radiadores 17
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, utiliza a lei de indução de Faraday e não funciona com corrente contínua.
Com o descobrimento e uso devido da corrente alternada, a forma de transmissão de energia se revolucionou desta forma a transferência de energia aumentou em segurança e velocidade.
Nosso transformador ganhou o cenário, e atualmente é empregado em todos os processos onde se deseja converter autos picos em energia que se pode facilmente manipular.
OBJETIVO GERAL
Com embasamento na escrita e nos conceitos de relativos provenientes de cálculos, pretendo criar um transformador que converta 127V (tensão inicial) ao aplicado na eletrônica que é 12V, por se tratar de um princípio imutável independente do que se deseja obter, tenho claro que o entendimento dos conceitos que regem a fabricação desse componente tem de estar bem esclarecidos para que se chegue ao sucesso (transformador 127V-12V).
1. TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA
1.1. DEFINIÇÃO
Transformador é um equipamento que por meio de indução eletromagnética transfere energia de um circuito primário, para um ou mais circuitos secundário e terciário, trabalhando na mesma freqüência, porem com tensões e correntes diferentes.
A invenção do transformador de potência ocorreu no fim do século XIX, logo após tornou-se possível o desenvolvimento de um moderno sistema de alimentação em corrente alternada.
Para se ter uma idéia como esse sistema é eficaz, nós podemos trabalhar hoje em dia transformando, por exemplo, 23,5 kV (19.000 A) em 400 kV, assim reduzindo a corrente a valores práticos de transmissão de 1.200 A, ou então, aos milhares de pequenos transformadores de distribuição, as quais operam quase continuamente, dia-a-dia, com menor ou maior grau de importância, provendo suprimento para consumidores industriais ou domésticos. A figura a seguir exemplifica melhor o que foi descrito:
Fig. 1.1 - Esquema de geração, transmissão, subtransmissão e distribuição de energia elétrica
Fonte: www.ebah.com.br
Existem diversos tipos de transformadores, mas todos adotam o mesmo princípio que é a utilização do campo magnético como forma de acoplamento.
De um modo simples, podemos resumir o que foi dito, sabendo o princípio, que na verdade é que o transformador é um equipamento que trabalhando em corrente alternada nos possibilita, de uma forma prática, a manipulação das tensões a que se deseja com relação ao que necessita estar passando na rede, sendo assim de forma realizada, fazer as adaptações. Estas realizações são possíveis em virtude de a corrente alternada poder
...