A ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PARA CONSUMIDORES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS
Por: vine5426 • 10/10/2022 • Artigo • 7.294 Palavras (30 Páginas) • 145 Visualizações
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PARA CONSUMIDORES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS
Vinicius André Scussel
andrescussel74@gmail.com
Orientador: Prof. Dr. Maurício Dalla Vecchia. mauricio.vecchia@unidep.edu.br
UNIDEP–CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO
Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100
CEP 85503-350 - Pato Branco - PR
Resumo: O trabalho traz uma análise das componentes tarifárias aplicadas aos consumidores do grupo A, tendo como objetivo um estudo financeiro comparando se houvesse no mesmo período um sistema fotovoltaico conectado à rede da distribuidora participando do sistema de compensação regulamentado pela ANEEL. O presente trabalho busca aplicar possíveis cenários que impactam na fatura do cliente como as bandeiras tarifárias e geração menor que o abatimento de 100% do consumo de energia, com a economia no ano de análise projetar um panorama de geração em 25 (vinte e cinco) anos considerando o aumento da tarifa de energia e a degradação do sistema fotovoltaico, verificar dentro de três métodos de análise financeira o potencial de economia.
Palavras Chaves: Energia, Geração, Fontes Renováveis, Economia.
ANALYSIS OF THE ECONOMIC FEASIBILITY OF PHOTOVOLTAIC SYSTEMS FOR COMMERCIAL AND INDUSTRIAL CONSUMERS
Abstract: The work presents an analysis of the tariff components applied to group A consumers, aiming at a financial study comparing if there was a photovoltaic system connected to the distributor's network in the same period, participating in the compensation system regulated by ANEEL. This work seeks to apply possible scenarios that impact the customer's bill, such as tariff flags and generation less than the reduction of 100% of energy consumption, with the savings in the year of analysis projecting a generation panorama in 25 (twenty-five) years considering the increase in the energy tariff and the degradation of the photovoltaic system, verify within three methods of financial analysis the potential for savings.
Keywords: Energy, Generation, Renewable Sources, Economy.
I. INTRODUÇÃO
A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) publicou em março de 2021 a capacidade de energia renovável em diversos países e comparou os dados anuais de 2011 a 2020.
A IRENA relata que estamos na década da energia renovável impulsionando a transição de energia para fontes renováveis. A capacidade instalada mundial em 2020 foi de 260 gigawatts (GW), superando 2019 em torno de 50 por cento [1].
Aproximadamente 80 por cento da capacidade instalada provém de fontes renováveis, onde cerca de 50 por cento dessa fatia é respectiva apenas de energia solar e eólica, onde, a energia solar aumentou em torno de 127 GW [1].
A IRENA estima que em 2011 havia cerca de 2 megawatts (MW) de potência instalada em energia solar no Brasil. Em 2020 esse valor chegou em 7881 MW de potência instalada, um aumento de 3940,5 vezes [1].
O Brasil apresenta bons índices para a geração de energia a partir do efeito fotovoltaico, onde mesmo no local menos ensolarado do Brasil, ainda se obtém uma melhor média de irradiação do que no melhor local da Alemanha, um dos países líderes em implementação desses sistemas [2].
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou em 2012 a primeira resolução normativa para que unidades consumidoras possam participar de um sistema de compensação de energia elétrica, onde, a unidade injeta na rede de distribuição energia elétrica ativa e terá um crédito em energia para ser utilizado em um determinado período [3].
Todo ano a ANEEL publica as tarifas de base para cada distribuidora do Brasil, nesses valores são incididos os impostos estaduais e federais compondo a tarifa de energia elétrica [4].
A ANEEL separa as tarifas de aplicação a partir da tensão de fornecimento da unidade consumidora, no caso do grupo A, ela varia de 2,3 quilovolts (kV) a partir de um sistema subterrâneo e chega a tensões maiores que 230 kV [5].
Como apresentado inicialmente a capacidade instalada de fontes de energia renovável aumentou consideravelmente no Brasil e no mundo. No Brasil há a possibilidade de gerar a própria energia com a implementação de sistemas fotovoltaicos, tendo como um de seus custos, o pagamento de taxas mínimas para a concessionária de energia.
Utilizando do software de planilhas excel, o trabalho busca obter o valor pago na fatura de energia atual de um consumidor do grupo A, estimar a geração que o consumidor necessita para abater o consumo atual de energia, informando sua possível geração de energia com o sistema fotovoltaico, estimar o valor pago na fatura de energia com um sistema conectado à rede de energia elétrica, considerando cenários de geração e consumo como a incidência de bandeiras tarifárias partindo das normas e resoluções apresentadas.
Com os valores da tarifa com e sem um sistema fotovoltaico, projetar a economia gerada em um patamar de 25 anos de geração considerando aumento do valor da tarifa e degradação do sistema. Apresentar os cálculos financeiros do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Pay-Back Time Simples.
Ao final do trabalho, a planilha foi aplicada a um consumidor industrial que pretende instalar um sistema fotovoltaico em sua unidade, também foi implementada a um consumidor que instalou um sistema fotovoltaico e foi utilizado para verificar o erro que a planilha possui em comparação com o valor real pago na fatura de energia elétrica.
A. Objetivo Geral
Determinar com boa precisão os gastos em energia elétrica de consumidores do sudoeste paranaense pertencentes ao grupo A de tensão de fornecimento, quando a unidade possui ou não um sistema fotovoltaico para ser integrante do sistema de compensação de energia, projetar um panorama de geração considerando a degradação do sistema e o aumento da tarifa de energia para estimar seu potencial de economia.
A.1 Objetivos Específicos
Obtenção dos valores mensais das tarifas de energia e supor a incidência de bandeira tarifária para criação de possíveis cenários.
...