A Administração Da Informação
Artigo: A Administração Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bob_macoy • 10/3/2015 • 377 Palavras (2 Páginas) • 588 Visualizações
A ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
RESUMO:
A informação e sua administração eficaz não têm sido levadas em conta de maneira adequada pela maioria das empresas. Este trabalho tem por objetivo destacar o interesse em tratar a informação segundo uma orientação estratégica e estimular sua discussão dentro da empresa a fim de obter vantagem competitiva sobre a concorrência.
O trabalho propõe alguns instrumentos que permitam avaliar o grau de consciência da empresa sobre o problema e também alguns instrumentos que poderiam ser utilizados pelo corpo diretivo de uma empresa a fim de desenvolver sua administração estratégica da informação.
Palavras-chave: administração estratégica da informação, vantagem competitiva, informação.
1- INTRODUÇÃO
A informação penetra atualmente de forma intensa em nossas vidas. O mundo se transforma em uma economia global e interdependente onde observamos grandes fluxos de informação.
Citemos um exemplo: a informação foi a responsável pelo boom de exportação norte americano entre 1986 e 1991 onde as exportações praticamente dobraram, indo contra todas as expectativas para o período. O que se pode notar é que os produtos exportados continham um grande teor de valor adicionado. O que adicionou valor aos produtos foi a informação que aumentou sua qualidade e seu grau de diferenciação. A informação enquanto fator de produção permite à empresa acrescentar valor ao produto desde sua criação, passando pelo seu fornecimento, indo até a prestação de serviços após a venda.
Essas empresas americanas, muitas vezes médias ou pequenas, com poucos funcionários e com preços competitivos nunca haviam exportado antes. A informação enquanto fator de sinergia aumentou a capacidade de interação entre os diferentes atores internos e externos à empresa, possibilitando uma atuação em novos mercados. Através da informação as empresas interagem e participam de uma rede de produção global no desenvolvimento e fornecimento de um determinado produto. A informação tem permitido às empresas, mesmo às pequenas, associar esforços e criar partes de um produto que será montado em outro país e vendido em um terceiro, tornando-lhes possível estarem presentes e competir em diferentes mercados.
No entanto seja no âmbito das ciências econômicas ou das ciências de administração, fala-se pouco da informação enquanto recurso produtivo e apenas por alusão.
Este artigo tem por objetivo propor um modelo conceitual e instrumentos de análise que permitam apoiar e estimular a discussão sobre a administração adequada dos fluxos de informação que atravessam a empresa.
...