A Administração da Produção
Por: wziza • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.675 Palavras (11 Páginas) • 382 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Ellora Cau Machado RA: 00097615
Lucas Ricci de Carvalho RA: 00078846
Mariana Carolina de Godoi Silva RA: 00096551
Winicius Figueiredo Landim RA: 00078379
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Sorocaba/SP
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 1
2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E CUSTOS INDUSTRIAIS.................... 2
3 ÁREAS DA PRODUÇÃO................................................................................. 5
4 CONTROLE DA PRODUÇÃO......................................................................... 7
5 CONTROLE DE QUALIDADE......................................................................... 8
6 ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION)........... 9
7 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PEÇAS.............................................. 10
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... 13
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................. 14
INTRODUÇÃO
A Administração da Produção é voltada para as atividades industriais de produção de bens físicos. É a área especializada que une quatro processos presentes nas demais áreas da empresa, planejamento, organização, direção e controle. O termo se aplica aos ambientes de serviços e ao chão de fábrica.
O objetivo é melhorar o desempenho dos recursos produtivos: Homens, máquinas, materiais, sistemas de administração, cuidando e zelando das suas responsabilidades como compreender e desenvolver os objetivos estratégicos da produção; criar produtos, serviços e processos de produção; realizar planejamento e controle de produção; proporcionar melhoria contínua do desempenho da produção e gerar visão sistêmica do processo.
Todas essas responsabilidades são de extrema importância para que os objetivos de uma organização possam ser alcançados a tempo e com a qualidade de seus produtos. Visando sempre os dois ambientes: No interno, analisa se há tecnologias, finanças, marketing, suprimentos e principalmente pessoas para gerar os melhores produtos ou serviços. No externo, analisa os fornecedores, o governo, a concorrência, os consumidores, a comunidade, a tecnologia e os sindicatos, todos eles direta ou indiretamente influenciam na produção e na produtividade das empresas.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E CUSTOS INDUSTRIAIS
No princípio, nossos antepassados nem sabiam que estavam começando algo essencial. Na produção do artesanato, as pequenas vilas e famílias foram crescendo e de forma simples administrando os produtos feitos a mão, controlando prazos de entrega e quantidade produzida. E então surgiu a Revolução Industrial e com ela as primeiras fábricas, em torno de 1764, que substituiu e tomou lugar da produção a mão, as máquinas agilizavam os processos que levavam dias, para horas. Atualmente é conceituado de outra forma, KOSKELA (1992) apud SILVA (2000) “reconceitua” a produção definindo-a como “um fluxo de material ou informação a partir da matéria prima até o produto final. Nesse fluxo, o material é processado (convertido), inspecionado, está em movimento ou espera. Tais atividades são inerentes e diferentes. O processamento representa o aspecto de conversão da produção; a inspeção, movimentação e espera representam o aspecto de fluxo da produção.
Foi aí que a administração da produção cresceu, era necessário gerir os operários da produção e tudo o que envolvia, até a fase final da mercadoria. E hoje vemos uma realidade evoluída, técnicos, gestores, supervisores, sempre em melhoria para obterem um bom resultado. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
Classificação das Indústrias
A administração da produção visa mais o campo da produção industrial, que são empresas que transformam a matéria-prima em produtos acabados, prontos para o consumo, ou semiacabados, prontos para a utilização de outras empresas.
Podemos classificar de duas formas:
Produção Contínua (processo): São produtos que requerem transformações da matéria-prima até o final do processo, feitos em grande quantidade e sendo processados continuamente.
Ex.: Indústria de Tecido
[pic 1]
Podemos observar que nesse processo contínuo, a matéria prima passa por muitas etapas até chegar ao ponto final. O controle de produção monitora o fluxo, que tem início quando recebe a autorização de fabricação (quantidade e tempo de produção). Buscando a produtividade da Indústria.
Produção Descontínua (encomenda): Os produtos são fabricados por peças individuais, que compõem um produto maior (produto final).
Ex.: Indústrias Automobilísticas
[pic 2][pic 3]
Já nesse processo descontínuo, são vários produtos montados para chegar a um único produto, e então é vendido ou armazenado como produto acabado. E o controle de produção se aplica através de um pedido do cliente (Ordem de fabricação). Que contém o que deve ser produzido, quantidade e data para entrega.
Custos Industriais
O Custo industrial é avaliado considerando os Custos Diretos, Custos Indiretos, Custos Fixos e Custos Variáveis.
Custos Diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito:
Custo Primário (Diretos): São fáceis, objetivos e diretamente apropriáveis ao produto feito. Podem ser identificados:
- Materiais diretos - Todo material que faz parte do produto acabado;
- Mão-de-obra direta - Salário dos operários presentes diretamente na produção.
Custos Gerais (Indiretos): São custos que não podem ser identificados facilmente, com precisão. Necessitam de critérios de rateio.
- Materiais indiretos - Material necessário no produto final, tem valor de uma pequena porcentagem sobre a unidade produzida.
- Mão de obra indireta - Salários dos supervisores, mestres e outros que não estão presentes diretamente na produção.
- Despesas indiretas - Custo industrial abrangendo a produção na totalidade, alugueis, impostos, etc.
ABC (Activity Based Costing) - Custo baseado na atividade
...