A Aerogeradores Residenciais Tipos e Aplicações
Por: Kevilin Alexsandro • 29/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.685 Palavras (19 Páginas) • 658 Visualizações
ENGENHARIA MECÂNICA – 8º SEMESTRE
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL
Tema: Aerogeradores Residênciais, Tipos e Aplicações
SUMÁRIO
1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 2
2.1. PALAVRAS-CHAVE 3
3. AEROGERADORES RESIDÊNCIAIS 3
4. TIPOS DE AEROGERADORES 3
5. ESCOLHA DO MELHOR TIPO DE AEROGERADOR 5
5.1. CALCULO DA POTENCIA DO MICRO OU MINIGERADOR 6
5.2. MERCADO E VALORES DE INVESTIMENTO 7
5.3. RENTABILIDADE 9
6. IMPLANTAÇÃO DE AEROGERADORES RESIDÊNCIAIS 9
6.1. CUIDADOS INICIAIS 9
6.2. REGULAMENTAÇÃO 10
6.3. PROJETAR 10
6.4. SOLICITAR INSTALAÇÃO JUNTO A REDE DISTRIBUIDORA 16
6.5. VISTORIA 17
7. MANUTENÇÃO 17
8. REPONSABILIDADES E DEVERES DO PROPRIETÁRIO E DA DISTRIBUIDORA 18
8.1. PROPRIETÁRIO 18
8.2. DISTRIBUIDORA 18
9. MERCADO DE MINIGERADORES EÓLICOS 19
10. CONCLUSÃO 22
11. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 22
1. RESUMO
Este trabalho visa demonstrar que o futuro da energia sustentável depende de ações que orientem o uso racional dos recursos e serviços disponíveis, muitas vezes provenientes do conhecimento, educação ambiental e das políticas de incentivo para a adesão às diversas tecnologias disponíveis. O presente estudo tem como objetivo entender os elementos que norteiam a energia eólica de uso residencial: tipos de micro e mini geradores, custos, investimentos, escolha do melhor tipo, implantação do aerogerador na residência, o incentivo para a utilização desta e os benefícios de crédito para investimento em aerogerador doméstico.
2. INTRODUÇÃO
A utilização de energia é um fator indispensável para o desenvolvimento em função da ampla utilização de fontes fósseis,que no desenvolvimento sustentável os impactos ambientais ocasionados pela obtenção de energia devem ser diminuidos, alinhando o equilíbrio dos recursos naturais com a conscientização, projetos e planejamentos energéticos. Assim, diante da situação presente, o desafio de suprir essas necessidades se tornou emergencial, inerente ao crescimento econômico, necessitando de maiores incentivos à busca por fontes de energia menos poluentes. A importância dos investimentos em energia elétrica, para dar suporte a este desenvolvimento e, no caso, o Brasil tem reconhecimento mundial na utilização de energia renovável, devido ao uso de fontes alternativas aos projetos termelétricos, minimizando a utilização dos recursos naturais não renováveis (fontes fósseis de energia), necessitando ainda do incremento de energia no sistema elétrico nacional. Dessa forma, a presente pesquisa busca demonstrar a necessidade de se evidenciar os benefícios que as fontes de geração de energia residencial podem proporcionar, em especial a energia eólica, fonte renovável, que apresenta baixo impacto ambiental quando em microescala e que vem ao encontro da redução do custo de energia e da conscientização de uma política energética.
Para a obtenção da energia eólica residencial segundo a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, são utilizados micro e minigeradores de eletricidade através da força dos ventos, podendo ou não utilizar de aparelhos ligados á rede elétrica, entretanto só terão os benefícios de créditos os que estão conectados á rede de instalações de unidades consumidoras.
2.1. PALAVRAS-CHAVE
Energia eólica, aerogeradores, microgeradores eólicos, minigeradores eólicos, rotor, pás, ventos.
3. AEROGERADORES RESIDÊNCIAIS
O custo da eletricidade tem aumentado ao longo do tempo, enquanto o valor para instalar sistemas eólicos de pequeno porte faz o caminho inverso, diminuindo anualmente. Com a nova regulação da ANEEL, que permite a injeção de energia na rede em troca de créditos em kWh na conta de luz, a geração descentralizada de energia tornou-se viável economicamente para consumidores residenciais de quase todo o Brasil.
Esse tem-se tornado um investimento cada vez mais atrativo, porque, após recuperar o investimento inicial, você poderá ter economias significativas no longo prazo. Lembre-se de que um sistema eólico gera energia por pelo menos 20 anos, e sua conta de luz poderá ser reduzida para o valor mínimo (custo de disponibilidade).
Além disso, você contribuirá para reduzir o impacto ambiental de sua casa, empresa ou indústria. Ao consumir a energia que é gerada em sua propriedade, você elimina as perdas ocorridas na transmissão e distribuição. Quando você não está consumindo, a energia gerada e injetada passa pela rede da distribuidora e é utilizada por seus vizinhos.
Outra vantagem é a valorização de seu imóvel, pois essa é uma tecnologia bastante inovadora no Brasil.
4. TIPOS DE AEROGERADORES
Micro e minigeradores eólicos são sistemas de geração elétrica a partir da força dos ventos com potência suficiente para produzir eletricidade para o abastecimento de pequenos consumidores, como casas, comércios ou, até mesmo, um galpão de uma indústria. Microgeradores são sistemas com potência igual ou de até 75 kW, e minigeradores, acima de 75 kW e até 5 MW, segundo a Resolução Normativa REN 482/2012 da ANEEL, que foi recentemente alterada pela REN 687-2015.
Todos os micro e minigeradores eólicos possuem um rotor, que pode ser composto de duas, três ou mais pás. Ele é o responsável por capturar e transmitir a força mecânica dos ventos para o gerador propriamente dito.
As principais tecnologias de aerogeradores de pequeno porte são com eixo horizontal ou vertical. As de eixo horizontal geralmente possuem eficiência maior e são mais comuns no mercado. Porém, sistemas eólicos com eixo vertical têm a
...