A Apostila de Soldagem
Por: bife a milanesa acometido por depressão • 21/2/2022 • Bibliografia • 672 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
- Descreva sobre os métodos de operação manual, semiautomático, mecanizado e automático na soldagem
No método de operação manual, tudo é feito manualmente pelo soldador. É o caso da soldagem por arco de eletrodo revestido, onde o soldador controla as velocidades de avanço da tocha e de descida do consumível para que sejam constantes.
No método semiautomático, o soldador posiciona a tocha e controla o avanço da solda, porém há um controle automático da alimentação do consumível de forma contínua. Um exemplo é a soldagem TIG e MIG/MAG.
No método mecanizado, há o controle automático da alimentação de MA e do deslocamento da tocha de soldagem – o soldador posiciona o equipamento e liga a máquina de alimentação e o carrinho de deslocamento, é o caso da soldagem com arame tubular.
No método automático de soldagem, a máquina realiza praticamente todas as operações, o operador de soldagem apenas liga e desliga o equipamento. É o caso da soldagem por feixe eletrônico e da soldagem a laser.
- O que é automação industrial? Como os processos de soldagem podem contribuir?
Automação industrial é a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais. Tem como objetivo gerar mais autonomia nos processos de fabricação, além de reduzir o tempo da produção das mercadorias. Esse é um conceito ligado à indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial.
Diferente da mecanização, a automação permite a execução de algum trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente – sem se limitar a simples substituição do esforço físico.
A automação da soldagem vem justamente como uma solução que permite acelerar a produtividade e reduzir os custos do negócio. Tudo isso a partir da minimização do desgaste físico provocado pela atividade em si e do aumento do nível de qualidade e padronização que as máquinas permitem alcançar.
- Descreva os cuidados que devem ser adotados para prevenir aos riscos de segurança no processo de soldagem, coletivos e
individuais
Em todos os processos de soldagem por fusão, os riscos são altos. O soldador se expõe a poluição por fumos de soldagem, radiação visível e invisível, ruídos excessivos, choques elétricos, incêndios e explosões. Para proteção individual, é necessária a utilização de equipamentos específicos: avental, casaca, mangas, polainas, luvas de cano longo, toca em algodão ou raspa de couro, óculos de proteção, botas de segurança com bico de aço, máscara para soldador e protetor auricular. Além disso, os locais de soldagem devem possuir boa ventilação natural ou ventilação mecânica, no caso de ambientes confinados. Para o caso de proteção coletiva, para evitar respingos de radiação no ambiente ao redor, utilizam-se biombos de material não inflamável ou cortinas próprias para essa utilização.
- Quais as principais vantagens e desvantagens da soldagem?
Vantagens:
Economia de tempo na fabricação;
Juntas de integridade e eficiência elevadas;
Grande variedade de processos e aplicações;
Juntas não apresentam problema de perda de aperto;
Juntas podem ser isentas de vazamentos.
Desvantagens:
Não pode ser desmontada;
Pode afetar a propriedades das partes;
Pode causar deformações e tensões residuais;
Requer considerável habilidade do soldador ou operador de soldagem;
Pode exigir operações auxiliares de acabamento ou de elevado custo e duração (ex.: tratamentos térmicos).
...