A Atividade Resistência Elétrica e Resistores
Por: Matheus R. S. • 29/10/2023 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 75 Visualizações
Título da Atividade Resistência Elétrica e Resistores
Objetivos:
1-Determinar do valor nominal de resistores através da tabela de cores. 2- Determinar do valor de resistores utilizando multímetros.
3- Determinar da intensidade de corrente através da 1ª Lei de Ohm
4- Determinar a potência dissipada pelos resistores.
5- Determinar o resistor equivalente em associações em série, paralelo e mista
Material Utilizado:_
Kit eletrônica: Resistores, multímetro, conectores.
Fundamentação Teórica
Resistência Elétrica e 1ª lei de Ohm:
A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de se opor à passagem da corrente elétrica, seu valor pode ser calculado a partir da 1ª lei de Ohm, esta que permite calcular também os valores da ddp (diferença de potencial) e da corrente elétrica de um circuito.
Tabela de Cores dos Resistores:
Pode-se calcular o valor de um resistor, ou até mesmo medi-lo com um multímetro, mas para fins de fácil identificação, usa-se a tabela de cores:
Código de cores de resistores - Mundo da Elétrica
Esta tabela utiliza-se de cores relacionadas com valores específicos para determinar o valor da resistência. Normalmente existem 4 faixas de cores: A primeira e a segunda representam valores de algarismos de 0 a 9, a terceira representa o multiplicador do valor formado pela junção dos dois algarismos, e a quarta é a tolerância de erro que pode existir no valor medido da resistência em relação ao informado pelas suas cores.
Circuitos (Paralelo e em Série):
Em circuitos, podemos nos deparar com diversos tipos de circuitos envolvendo vários componentes. No entanto, normalmente vemos circuitos de resistores associados em série ou em paralelo:
Esquema de associação de resistores em série
A associação em série é caracterizada pela ligação em sequência de resistores, neste circuito, a resistência equivalente será calculada pela soma dos valores dos resistores: (R1 + R2 + R3). Sua corrente elétrica será a mesma em todos os componentes, já a tensão possuirá diferentes valores em cada resistor, chama-se queda de tensão, que é calculada pela corrente nominal do circuito multiplicado pela resistência de cada resistor – utilizando a lei de Ohm.
Esquema de associação de resistores em paralelo
Já em um circuito em paralelo, possuímos resistores ligados paralelamente. Calcula-se a resistência equivalente pela seguinte fórmula:
1 sobre R com e q subscrito fim do subscrito igual a 1 sobre R com 1 subscrito mais 1 sobre R com 2 subscrito mais... mais 1 sobre R com n subscrito
Neste circuito, a tensão em cada resistor é a mesma que a tensão nominal do circuito, já a corrente é diferente em cada um, calculando-se também a partir da lei de Ohm.
Potência elétrica:
A potência elétrica é definida pela quantidade de energia elétrica que é fornecida a um circuito elétrico a cada segundo. Ela pode ser calculada pelas seguintes fórmulas:
A unidade de medida da potência elétrica, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), é o watt (W), que equivale a joules por segundo (J/s).
CÁLCULOS E TABELAS
TABELA I – CÓDIGO DE CORES
Resistor
1ª cor
2ª cor
3ª cor
4ª cor
R1
MARROM
PRETO
MARROM
OURO
R2
VERMELHO
VERMELHO
MARROM
OURO
R3
LARANJA
LARANJA
MARROM
OURO
R4
AMARELO
VIOLETA
MARROM
OURO
R5
MARROM
PRETO
LARANJA
OURO
R6
AMARELO
VIOLETA
VERMELHO
OURO
R7
MARROM
PRETO
VERDE
OURO
TABELA II – VALORES NOMINAIS X LEITURA
Resistor
Valor
...