A CRIATIVIDADE E A ENGENHARIA NOS DIAS ATUAIS
Por: josiasdecastro • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, PRODUÇÃO E COMPUTAÇÃO
RESUMO DA DISCIPLINA ENGENHARIA PROFISSÃO DA TRANSFORMAÇÃO
CRIATIVIDADE E A ENGENHARIA NOS DIAS ATUAIS
PROFESSOR ORIENTADOR: GESSON MAGALHÃES
ALUNO: JOSIAS DE CASTRO
PORTO VELHO/RO
CONCEITO:
Criatividade é a capacidade de caráter cognitivo ou qualidade existente na maior parte em seres humanos, capazes de criar ou inventar coisas, sem seguir padrões ou protocolos.
Criatividade é a qualidade de quem é criativo, uma capacidade de criar, inventar e ter ideias originais, visando aperfeiçoar suas ideias a cada momento, orientado para a solução de problemas.
CRIATIVIDADE E A ENGENHARIA NOS DIAS ATUAIS
A criatividade existe desde os primórdios da antiguidade, e nos dias atuais não é diferente, sabemos que o profissional criativo está intimamente ligado ao profissional da área de publicidade, moda e design, que se destaca por ser dedicado e esforçado por aquilo que faz.
Mas podemos dizer que, outro profissional que esta em auge e grande destaque é o profissional de engenharia. Tudo começou desde o principio do desenvolvimento humano, quando eles tiveram a genial ideia de criar seus próprios instrumentos de caça com madeira, pedra e ossos.
O Profissional de todas as áreas devem ser criativos, mas destacamos em especial o profissional da engenharia pelo fato de trabalhar com ideias e planejamentos para coloca-las em prática.
Importante salientar que, nos dias atuais o profissional da engenharia não basta ficar somente com as questões logicas e objetivas, baseando-se em tabelas, gráficos e cálculos, entre quatro paredes, é preciso que se reinvente, que tenha desenvoltura e seja criativo para chegar a uma solução eficiente.
A Criatividade está diretamente ligada a inovação, e este sim está associado a um engenheiro. A inovação é uma consequência dos atos de pessoas criativas, esta surge depois das ideias serem pensadas, repensadas e organizadas enumeras vezes, até o desenvolvimento e a fabricação do objeto.
A inovação segue junta com a criatividade, elas rompem barreiras, sejam elas políticas, econômicas, sociais e até mesmo burocráticas. O engenheiro deve buscar como meta, novas maneiras de agir, novo jeito de produzir, pensando, inventando, construindo, planejando e organizando, para que suas ideias sejam colocadas em práticas para atingir seus objetivos com êxito.
Podemos dizer que a criatividade é um dom exclusivo para poucos, pois ela é fruto de muito trabalho, dedicação e esforço. Ser criativo é exercitar constantemente e incansavelmente, para atingir o alvo, rompendo barreiras e inovando seu trabalho a cada dia.
De acordo com Thomas Edison, “um gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”, assim todos os seres humanos, e principalmente aquele profissional que gosta do que faz, deve ter em mente que existe técnicas e atitudes diárias que estimulam e nos possibilitam o desenvolvimento da criatividade, as quais vejamos:
a) Gerar ideias diferentes: todos os pensamentos e ideais que nos surgem deve ser aproveitada, pois não existe ideias ruins, assim, até mesmo uma ideia tola pode nos levar a uma solução que buscamos para um problema;
b) Faça anotações: o profissional deve anotar tudo o que vier em sua mente, pois não as guardamos na memória por muito tempo;
c) Leia muito: a leitura traz inovação e além disso estimula o cérebro, para a criação;
d) Seja curioso: não se limite somente a um assunto, pesquise, busca adquiri conhecimento amplo na área que deseja;
e) Aprende coisas novas: a inovação torna sua visão de aprendizado mais abrangente, imprescindível para a criação;
f) Estimule um bom ambiente: estudar ou trabalhar em um ambiente desagradável gera problemas, com isso em mente, devemos criar um ambiente agradável e confortável para que possamos nos inspirar para ter boas ideias;
g) Fuja da rotina: rotina é sinônimo de limitação, por isso criativo deve sempre inovar, fazendo com que seu cérebro seja estimulado para sempre inventar e criar algo;
h) Seja organizado: não adianta anotar as ideias e quando precisar
...