A Ciência e Tecnologia
Por: arymcarvalho • 1/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.711 Palavras (7 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
ANNA ELIZA NASCIMENTO CRUCCIANI11201811283
ARYADNE MAYO DE CARVALHO11201810560
CINTIA DE ESPINDOLA BEZERRA11201811248
LUANA DIAS GUERRA11201810057
MATHEUS DE LISBÔA DUARTE FERREIRA11201810485
MATHEUS MOREIRA CAMPOS11201722048
OS IMPASSES DA CIÊNCIA DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Projeto orientado pelo Professor Dr. Luciano Avallone Bueno na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
SANTO ANDRÉ
2019
- RESUMO DO PROJETO
É do conhecimento de todos que a educação pública brasileira não dispõe dos recursos necessários para atender à demanda dos estudantes no cenário atual do país. Isso ocorre de forma mais acentuada no Ensino Fundamental e Médio, onde, a partir de dados coletados pelo grupo através de um formulário online, validou-se a tese que embasa este projeto, considerando que, atualmente, a infraestrutura dos laboratórios didáticos presentes na rede pública é insuficiente ou até mesmo inexistente.
Tendo em vista essa realidade, optamos por incentivar o uso desses espaços promovendo um contato com a ciência praticada dentro dos laboratórios. Inicialmente, nosso objetivo era utilizar as dependências de uma escola pública localizada em Mauá, a qual possui laboratório didático, entretanto, o mesmo não era utilizado pelos professores em suas disciplinas. Porém, por questões burocráticas tornou-se inviável manter essa proposta.
Diante dessa situação, buscamos alternativas para proporcionar este contato dos alunos com os procedimentos desenvolvidos dentro de um laboratório, sendo assim, tomamos como objetivo trazê-los até a UFABC para apresentar a infraestrutura como também a vivência em um laboratório. Com o auxílio do Professor Dr. Anderson Orzari Ribeiro foi possível ter uma experiência completa do desenvolvimento das pesquisas realizadas pela universidade, pois na visita apresentou aos alunos todos os equipamentos disponíveis em seu laboratório de pesquisa como também explicou e contextualizou a temática dos projetos ali desenvolvidos.
Por fim, coletamos os depoimentos dos convidados para analisarmos as impressões causadas pela visita e também compararmos com os dados previamente obtidos pelo formulário e concluir se existe, de fato, essa deficiência no aprendizado quando se trata de aulas práticas em laboratórios.
- ESTADO DA ARTE
O grupo realizou uma pesquisa direcionada através de um formulário online para colher alguns dados e descobrir a principal carência dos jovens que frequentam a escola pública, e nos resultados, através dos dados obtidos, podemos perceber que a maior carência do ensino das escolas públicas é a falta de aulas práticas em laboratório, principalmente na disciplina de Química.
Além disso, percebemos que muitos deles têm acesso a tecnologia, porém não tem muita ideia de como foi feito, ou sequer imaginam a ciência que existe por trás de cada tecnologia; os estudantes que participaram do nosso projeto nos relataram que consomem na maioria das vezes a ciência e tecnologia por meio da internet, sendo informações das redes sociais ou de algum feed de notícias que aparecem nos celulares deles.
- OBJETIVOS
- Analisar as formas de absorção da Ciência e Tecnologia pela sociedade;
- Levar formas de ciência e tecnologia para o público alvo;
- Colher informações e feedback do público alvo, em relação à infraestrutura e uso de laboratórios nas escolas x universidade.
- PÚBLICO ALVO E COMO FOI ESCOLHIDO
Desde o princípio, resolvemos trabalhar com o público alvo de estudantes de escola pública, vendo através de relatos próximos e da mídia, como está atualmente a situação de aulas práticas da disciplina de química dentro das escolas públicas, e como era feita a parte prática dessas disciplinas; o público alvo foi escolhido após a sugestão de um dos membros do grupo e aceita pelos demais integrantes.
- COMO O PÚBLICO ALVO CONSOME CIÊNCIA E TECNOLOGIA?
Através de um formulário online, obtivemos os dados de como o nosso público alvo consome ciência e tecnologia, e nele podemos perceber que a maioria das pessoas do nosso público consomem ciência e tecnologia por meio da internet, vídeos no YouTube ou pela televisão (telejornais e programas).
- O QUE O PÚBLICO ALVO DESEJA E COMO DESEJA?
No mesmo formulário online, questionamos se o nosso público escolhido gostaria de receber ciência e tecnologia e como eles gostariam de receber, e nesses dados, quase metade das pessoas que responderam o nosso formulário nos relataram que gostariam de ter mais aulas de laboratório, mas não foi especificado a forma de como eles gostariam de receber a ciência e tecnologia.
- SOLUÇÃO
A solução que o grupo obteve foi a de trazer alguns alunos da rede pública de ensino de algumas cidades da região do ABC paulista e de São Paulo até a UFABC, para apresentar a infraestrutura da universidade; e com a ajuda do Professor Dr. Anderson Orzari Ribeiro, podemos apresentar um dos laboratórios de pesquisa, localizado no Bloco L da UFABC no campus Santo André; neste laboratório foi apresentado a infraestrutura, os equipamentos, os orientadores presentes naquele laboratório, alguns pesquisadores de todos os níveis de pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e alguns projetos de pesquisa realizados naquele laboratório; o professor Anderson ainda introduziu os nossos convidados com conceitos básicos de química e como extrair os princípios ativos de algumas moléculas para a fabricação de medicamentos presentes no dia a dia das pessoas.
- COMO FOI VALIDADA A SOLUÇÃO
A princípio, o grupo iria visitar uma escola na cidade de Mauá, cuja diretora era conhecida de um dos integrantes do grupo, e realizar com uma turma de ensino médio alguns experimentos de química já que os alunos dessa escola não possuíam tantas aulas práticas de química; porém essa diretora se aposentou e devido as férias de julho, ficou inviável fazer esses experimentos na escola.
Então, em uma decisão do grupo, foi tomada a decisão e resolvemos trazer alguns alunos da rede pública da região do ABC paulista e da cidade de São Paulo até a UFABC para mostrarmos um dos laboratórios de pesquisa, e com o objetivo de não somente apresentar a infraestrutura dos laboratórios e ter uma aula introdutória, mas de também poder mostrar que o acesso à universidade pública não deve ser restrito a elite, e pode como deve ser ocupada por estudantes oriundos de escola pública.
...