TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência, Tecnologia

Por:   •  8/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

1. O problema da indução

Nesta parte, Popper critica o método indutivo na ciência empírica, a qual apesar de ser

Universidade Federal de Pernambuco                         Professor: João

Aluna: Allana Katyelenn de Lima Carvalho                 Data: 25/07/2022

Disciplina: Português Instrumental

Síntese: Karl Popper

Fichamento: POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Editora Cultrix. Editora

da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. – Capítulo 1.

Uma inferência indutiva, para ser justificada, necessitaria de um princípio indutivo, mas

Inicialmente, Popper crítica o método indutivo da ciência empírica, cuja esta, apesar de muito aceita apresenta problemas. Um dos fatos é que infere sobre um enunciado universal de um particular, podendo levar a uma falsidade. O outro problema, trata-se da indagação de validade de enunciados universais encontrados com argumento de base experimental, pois segundo esse argumento a observação de um experimento ou de um resultado só pode ser originado a partir de um particular. Dessa maneira, Popper sustenta “que um princípio de indução é supérfluo e deve conduzir a incoerências lógicas”. O autor afirma que “a teoria a ser desenvolvida opõe-se frontalmente a todas as tentativas de utilizar as ideias da lógica indutiva. Ela poderia ser chamada de   teoria   do   método   dedutivo   de   prova, ou   de   concepção   segundo   a   qual   uma hipótese só admite prova empírica e tão somente após haver sido formulada propõe um método em que objeto de estudo deverá ser suscetível à prova.

  • Eliminação do psicologismo

Popper diferencia o que seria parte da psicologia empírica e à análise lógica do conhecimento. Tratando-se da psicologia empírica esta é uma ideia nova, nasce de algo intuitivo e abrange também a reconstrução desse processo, enquanto a análise lógica, parte “da suposição de que ela consiste apenas em investigar os métodos empregados nas provas sistemáticas a que toda   ideia   nova   deve   ser submetida para que possa ser levada em consideração”

  • Prova dedutivas de teorias

         O método proposto por Popper, que consiste em submeter logicamente proposições à prova. Esse método possui em quatro linhas:

1. Coloca em prova a coerência interna do sistema por meio da comparação lógica entre as conclusões.

2. Determina-se se a proposição tem um caráter empírico ou científico através da investigação da teoria pela sua forma.

3.Ao tentar analisar se a nova proposição proporcionará avanços, ela é comparada com outras teorias.

4. “há a comprovação da teoria por meio de aplicações empíricas das conclusões que dela se possam deduzir”

Dessa forma, ao obter uma resposta positiva, quer dizer que servirá como apoio para outras teorias. No entanto, ela será superada ou rejeitada conforme o tempo, tendo também, caso as alternativas anteriores não tenham sido efetivadas e ela resistir às provas e não ser superada, a possibilidade de sua qualidade ter sido comprovada

  • O problema da demarcação

Existe um problema que se trata da demarcação, pois ao rejeitar o método indutivo, cria-se um obstáculo na separação entre a ciência empírica e a metafísica. Dessa maneira, os epistemologistas com tendências empiristas vão para o método indutivo por acharem que ele é o único a oferecer um critério adequado de demarcação.

Os positivistas modernos enxergam a ciência como um sistema de enunciados, antes   de   ser um de conceitos. Portanto, os positivistas tratam o problema da demarcação como um problema da ciência natural, eles não querem uma demarcação bem sucedida e sim a sua “derrubada total e a aniquilação da metafísica”.

Popper visa, “formular uma caracterização aceitável   da   ciência   empírica   ou   de   definir   os   conceitos ‘ciência empírica’ e ‘metafísica’ de maneira tal que, possamos dizer se seu estudo mais aprofundado coloca-se ou não no âmbito da ciência empírica”. No entanto, suas propostas seriam rejeitadas por aqueles que acreditam que a ciência tem como propósito o desenvolvimento de enunciados puramente verdadeiros.

  • A experiência como método

O sistema teórico proposto deverá satisfazer três itens: “em primeiro lugar, ele deve ser sintético, de modo que possa representar um mundo não contraditório. Em segundo lugar, deve satisfazer o critério de demarcação. Em   terceiro   lugar, deve   ser   diferente, de   alguma   forma, de   outros   sistemas semelhantes como o único representativo de nosso mundo de experiência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com