A Corrente Alternada
Por: Jorginho89 • 12/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.370 Palavras (10 Páginas) • 282 Visualizações
Corrente Alternada
A corrente elétrica tem variação em relação ao tempo. Sua Forma de onda é identica ao da fução seno por isso chamada senoidal, e é umas das formas de transmissões mais eficientes. Sua fonte é composta por fases.
Para melhors idéias a corrente elétrica é um fluxo de elétrica é um fluxo de elétrons e transportada po fios. Se este fluxo é transportado para mesmo sentido é chamada corrente contínua. Se mudam de direção constantemente é chamada alternada.
Quando a energia que chega e nossas casas é transportada por uma corrente alternada não é perdida muita energia pelo caminho, mas se é contínua, o desperdício é grande. Isso acontece porque quanto maior é a voltagem mais longe a energia é percorrida sem perder força no trajeto. Isso mostra porque a corrente alternada é mais usada que a contínua.
Nessa corrente os elétrons vão para frente e para trás e essa variação é muito importante para que os transformadores que existem em linhas de transmissão receba o fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador a voltagem é aumentada pra permitir que os elétrons viagem mais longe.
Corrente Contínua
Os elétrons são transportados em um mesmo sentido e os transformadores não aceitam esse tipo de corrente porque não existe alternância, consequentemente, a energia elétrica não pode seguir muito longe. A corrente contínua é usada principalmente em pilhas, baterias, percorrer circuitos internos de aparelhos eletrônicos. Esse tipo de circuito possui um polo positivo e o outro negativo.
Existem vários sistemas de geração de energia elétrica, entre eles são:
- Hidrelétricas
-Termoelétricas
-Usinas nucleares
- Usinas eólicas
Os geradores dessas usinas transforma energia mecânica em elétrica e consequentemente produz a CA ou CC.
Tirando como exemplo em uma hidrelétrica a energia é obtida através do potencial hidráulico de um rio. A força da água passa por tubulações com muita força e velocidade, realizando a movimentação da turbina. Nesse processo acontece a transformação de energia potencial em energia mecânica. As turbinas estão conectadas a um gerador onde consequentemente se transforma em energia elétrica.
A corrente alternda tambem pode ser produzida por alternadores. O conjunto de espiras é a armadura e os terminais estão conectadosa anéis metálicos como mostra a figura. Em cada anél existe uma escova e a corrente vai para o circuito através delas. A espira gira em campo magnético uniforme, com velocidade constante gera uma corrente alternada induzida.
Na corrente contínua os motores tem tradicionalmente grandes aplicações nas industrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira. Um gerador de corrente contínua é o dínamo que é composto por imã e bobina. A energia mecânica faz girar um eixo onde se encontra o imã fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por redução gera eletricidade e campo magnético. As polaridades do imã são invertidas para que o dínamo gere uma corrente, ao contrário dos alternadores, que transformam energia de movimento em elétrica alternada, ou seja, que possuem pausas e não são detectadas.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens em usar as transmissões elétricas em corrente alternada, é quando a tensão for maior, a corrente será menor com isso em alta voltagem a tendencia é ter uma baixa amperagem, enão pode usar uma linha de transmissão mais fina e a perda de carga é menor. E é usado universalmente esta transmissão. Pode ser transportado grandes potencias em maiores distâncias de forma enonômica. Motores cm CA é mais simples, barato e durável.
A distância percorrida da usina até o usuário, o sistema utilizado no transporte é muito complexo e caro. Existe perda de energia devido a resistência e reatância. Risco de choque, tem uma maior indução nas contrações musculares. Estes itens podem ser citadas como desvantagens.
Existem dois padrões no mundo para a corrente alternada, é o 120 voltes e corrente de 60 ciclos e é usado na maior parte do hemisfério ocidental.
País Volts Ciclos(Hz)
EUA 120 60
Alemanha 230 50
Brasil 110/220 60
Japão 120 50/60
China 230 50
Portugal 230 50
Paraguai 220 50
Motores de Corrente Contínua
São Constituídas de duas estruturas:
Rotor ( enrolamento da armadura), e o estator( enrolamento de campo ou imã permanente).
Estator: tem uma estrutura ferromagnética, cheia de ranhurados no interior onde estão as bobinas, na parte externa tem aletas para dissipação do calor. O estator coduz a migração magnética para rotacionar ou transformar a energia cinética do indutor.
Rotor: é um elétroimã que tem em sua composição um ferro com enrolamentos nas suas extremidades. São alimentados por um sistema mecânico. O sistema tem um comutador, independente ao eixo do rotor, possui um formato cilindrico com lâminas, tem uma conexão aos enrolamentos do rotor. O comutador tem a função de inverter a corrente na fase de rotação apropriada de forma de forma que o conjunto desenvolvido seja na memsma direção. POs enrolamentos do rotor correspondem as bobinas de x espiras. as extremidades são inseridos um rasgo com espaçamento ao da distância entre os dois polos do estator, os condutores de um lado estão sob o norte, os condutores do outro estão sob o sul. As bobinas são conectadas em série através de lâminas, com o fim da ultima é conectado a primeira.
...