A Declarações sobre empuxo
Por: Rafaelduboc • 5/10/2018 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
Quando você se encontra em uma piscina com água, o líquido exerce sobre seu corpo uma força denominada empuxo, que age de baixo pra cima sobre você. Por isso, embora seu peso continue sendo exatamente o mesmo por manter constante a gravidade e a massa, você se sente mais leve dentro da água do que fora dela. O grego arquimedes que viveu há aproximadamente 400a.c foi o primeiro a estudar esse fenômeno, formulando o que hoje conhecemos como princípio de arquimedes.
Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força de empuxo exercida pelo fluido, cujo sentido é sempre pra cima, opondo-se a gravidade e módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado. Uma experiência simples para comprovar o princípio de Arquimedes segue abaixo:
Uma experiência simples para comprovar o princípio de arquimedes: O dinanômetro , equipamento pra medir forças, mede 3 N, Que é o peso aparente da pedra imersa na água. Porem o peso real da pedra não muda e é 3,5 N. Mas o dinamômetro acusa 3 N porque o empuxo exercido pela agua cancela 0.5 N do peso da pedra.
Se o objeto afunda, o módulo do peso do objeto deve ser maior que o módulo do empuxo que atua sobre ele, de modo que, após ser solto, a resultantes das forças que atuam sobre o objeto será dirigida para baixo. Esse resultado é bastante intuitivo e pode ser observado em várias situações do nosso dia a dia, como no afundamento de uma pedra.
Se o objeto não se mexe, o empuxo se iguala ao peso e a resultante de forças é 0, ou seja, o corpo permanece parado em inércia.
Se o objeto sobe, é porque o empuxo é maior que o peso e a resultante de forças aponta para cima, fazendo com que o objeto suba em movimento acelerado.
Tudo isso se baseia no princípio de arquimedes juntamente com as leis de Newton.
...