A Determinação da Pasta de Consistência
Por: AlessandroRNeves • 19/4/2024 • Ensaio • 348 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
10Determinação da pasta de consistência
normal e do tempo de pega
2.4.1 Aparelhagem e instrumentação
Para a realização dessa prática, segundo a norma, precisa-se de uma balança (foi utilizada uma balança com precisão de 0,1g), de um misturador mecânico, de moldes com 80 mm de diâmetro na base maior, 70 mm de diâmetro na base menor e 40 mm de altura, de um cronômetro, de uma espátula e do aparelho de Vicat, com as agulhas apropriadas para se medir pasta de consistência normal, tempo de início de pega e tempo de fim de pega. Para o preparo da argamassa, necessita-se de água e do cimento em estudo.
Procedimentos experimentaisPrimeiramente, devemos achar qual a porcentagem de água adequada paraobtermos a pasta de consistência normal. Para isso, deve-se testar vários valoresaté chegarmos no certo. Inicialmente, o zero da escala do aparelho de Vicat foiajustado na base do molde. Em seguida, devemos preparar a pasta. Para isso,foram pesados 500 gramas de cimento e o primeiro valor de água a
- Área da Usina e Depósito de Agregados
A usina de PMF instalada em uma área consolidada na Chácara cabeceira da Ema ocupando uma área de 2.500 m², onde estão instalados a usina de produção de CBUQ (estrutura de mistura dos materiais utilizados no processo), plataformas de carga e descarga e depósitos dos agregados e área de circulação de máquinas.
- Área(s) de Atividade(s) ao Ar Livre:
Todas as atividades são ao ar livre numa área de 2.500 m² onde o material agregado armazenados no pátio de estocagem são conduzidos para a usina, local que é feito o processamento do concreto betuminoso usinado a quente e posteriormente despachados em caminhão basculante para a frente de serviço para aplicação final.
- Área do Sistema de Tratamento:
Não se aplica sistema de tratamento ao tipo desse empreendimento.
ser testado foi
...