A Determinação da massa unitária e do volume de vazios
Por: marcelo1412 • 18/9/2017 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
NBR NM 46-2003 - Agregados - Determinação do material fino que passa através da peneira 75 um, por lavagem
Esta norma estabelece parâmetros para a determinação da quantidade de material mais fino, por lavagem que passa pela peneira de 75um. Esse método separa por lavagem, dispersam materiais e argilas.
Há dois métodos, o 1º por lavagem com água e 2º por um agente imectante para facilitar a liberação do material mais fino que 75um.
O método consiste em uma amostra de agregados passando por uma lavagem decantada, contendo material suspenso dissolvido, este material então deve ser passado por uma peneira de 75um. Uma porcentagem da perda em massa é calculada da amostra original, e está é registrada como material mais fino que passa pela peneira de 75um por lavagem.
Portanto, quando é desejado terminar precisamente o material mais fino que 75um em agregado miúdo e graúdo, este método de ensaio deve ser utilizado, lembrando que este método deve ser previamente usado ao peneiramento seco para análise da granulometria do agregado.
Para o processo é necessário Balança, peneira, recipiente, estufa, recipiente de vidro, agente umectante. São 2 procedimentos o A e o B, após isso é feito os cálculos, usando a fórmula que a norma fornece. O resultado deve ser a média aritmética de duas determinações.
A diferença das determinações com relação à média não deve ser maior que 0,5% para agregado graúdo e 1,0% para agrado miúdo. Quando não atendida essa condição, deve-se fazer uma novo determinação.
TEMPO DE PEGA- NBR NM 65
É medida entre início e fim de pega, desde o começo da adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5mm na pasta, este então é caracterizado fim da pega.
O reagente é água destilada. Devendo utilizar uma câmara úmida com temperatura de mais ou menos 20ºC e a umidade relativa do ar não menor que 90%. Depois do armazenamento dos moldes é necessário armazená-los, imediatamente, na câmara úmida. Após o armazenamento, é feito penetrações no corpo de prova para medição, essa medição é da profundidade que a agulha de Vicat penetra, no final essa penetração não deve passar de 0,5mm.
Repetitividade
A diferença entre dois resultados individuais obtidos a partir de uma mesma amostra submetida a ensaio, por um operador empregando um mesmo equipamento, em um curto intervalo de tempo, não deve ser maior que 30 min.
Reprodutibilidade
independentes, obtidos a partir de uma mesma amostra, submetida a ensaio por dois operadores em laboratórios diferentes em um curto intervalo de tempo não deve ser maior que 60 min.
O resultado de tempo de início de pega, expresso em horas e minutos, com uma aproximação de 5 min, é o valor obtido em uma única determinação. O mesmo critério se aplica ao resultado do tempode fim de pega, com aproximação de 15 min.
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA - NM 23:2000
A massa específica é definida como massa da unidade de volume do material. Este método empregado é por meio do frasco volumétrico de Le Chatelier.
Instrumentos: frasco volumétrico, balança, recipiente, Funis, termômetro, banho termorregulador, aparelho automático.
A amostra, se vier com outros tipo de materiais deve ser peneirada na malha de 150mm, também deve ser deixada no ambiente por algum tempo para estabilização da temperatura com o ambiente.
No procedimento, o frasco, com a ajuda do funil, é cheio até o nível 1cm³. Acima deste nível o frasco deve ser secado. Após isso, colocar frasco no banho com água em posição vertical e mantê-lo submerso durante no mínimo 30 min, para estabilizar a temperatuda do líquido no frasco, a temperatura da água deve ser ambiente.
...