A Determinar a massa específica do cimento
Por: gbalima • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 545 Palavras (3 Páginas) • 743 Visualizações
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
[pic 1]
MASSA ESPECÍFICA/ MASSA UNITÁRIA/ TEMPO DE PEGA
[pic 2]
Sumário
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS UTILIZADOS
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OBJETIVO
Estes experimentos têm como objetivo determinar a massa específica do cimento, por meio de ensaios utilizando o frasco volumétrico de “Lê Chatelier”, determinar a massa unitária do cimento com o auxilio de um caixote de volume, e por fim o experimento de tempo de pega.
2. INTRODUÇÃO
A experiência realizada tem como intuito determinar massa específica, massa unitária e o tempo de pega. A determinação da massa específica consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento (sem considerar os vazios entre os grãos), visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa. Para determinação da massa unitária, denominada agregado em estado solto, ou seja, considerando os vazios existentes entre os grãos, é necessário que se polvilhe o cimento dentro de um caixote, determinado pela ABNT com no mínimo 20L, para que assim, possa identificar a menor massa de uma unidade.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1. MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO
- Frasco volumétrico de Lê Chatelier
- Funil de Vidro
- Espátula
- Amostra de 60g de cimento CP
- 250ml de querosene
- Recipiente cerâmico para pesagem do cimento
- Balança de precisão de 0,01g
- Pincel
3.2. MASSA UNITÁRIA AGREGADO MIÚDO E GRAÚDO
- Caixote metálico de 20L
- Pá metálica
- Areia
- Brita
- Régua
- Balança
3.3. TEMPO DE PEGA
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO
Primeiramente nos foi fornecido Lê Chatelier com 250ml de querosene, o mesmo foi escolhido pela professora por não reagir com o cimento, a leitura do nível deve ficar entre 0 e 1cm³ (L0), conforme a norma NM 23:2000. Em seguida com o auxilio da espátula lançou-se cuidadosamente a amostra de cimento no interior do frasco sem encostar a ponta do funil no liquido (Anexo 1 e 2). Para evitar desperdício de material utilizou-se o pincel para juntar os resíduos e lança-los novamente ao frasco, evitando o comprometimento da leitura final do ensaio (Anexo 3), por fim, para retirar possíveis bolhas de ar do material, agitou-se o frasco em movimentos circulares (Anexo 4).
...