Teste para determinar a gravidade específica no cimento Portland e determinar a finura do cimento Portland usando uma tela de 75 μm
Por: Karolina Campos • 12/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Karolina Heiko Campos Yoshii
Lorena Betina Leite Pessoa
Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi
Maria Amélia Favarão Marton
Maria Elisa de Souza
Relatório de aula laboratorial: Ensaio de determinação da massa específica do cimento Portland e ensaio de determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.
[pic 3]
Londrina
2017
Karolina Heiko Campos Yoshii
Lorena Betina Leite Pessoa
Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi
Maria Amélia Favarão Marton
Maria Elisa de Souza
Relatório de aula laboratorial: Ensaio de determinação da massa específica do cimento Portland e ensaio de determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais da indústria da construção civil II, prof. Tatiana Vettori. 3º ano matutino, G2. Ensaios realizados no dia 16/03/2017.
Londrina
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS 5
PROCEDIMENTOS 5
CÁLCULOS E RESULTADOS 7
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico, ou seja, endurece a partir da reação com a água. É resultado da mistura homogênea de clínquer, gesso e adições normatizadas finamente moídas. Constituído de aluminato tricálcico, silicato bicálcico, e silicato tricálcico.
Aglomerante porque tem a propriedade de unir outros materiais. Hidráulico porque reage (hidrata) ao se misturar com água e depois de endurecido ganha características de rocha artificial, mantendo suas propriedades, principalmente se permanecer imerso em água por aproximadamente sete dias (MARTINS et al., 2008)
O cimento Portland é constituído de clínquer e adições. O principal componente do cimento Portland é o clínquer, encontrados em todas variações do produto. Cada tipo de cimento apresentam adições variadas, são elas fatores que determinam o tipo de cimento.
O cimento Portland apresenta propriedades distintas sob sua condição natural, em pó, em mistura de cimento com a água, proporções convenientes de pasta e, mistura da pasta com agregado padronizado.
Suas propriedades são definidas a partir de processos artificialmente determinados em métodos e especificações padronizados, apresentando adequação para o controle de aceitação do produto, para análise de suas qualidades para fins de sua utilização.
A finura do cimento é caracterizada com a relação dos tamanhos de seus grãos. É definida pelo tamanho máximo do grão e pelo peneiramento do material em malha de abertura estabelecida pelo valor da superfície especifica. Esta característica define a velocidade em que ocorre sua hidratação, influenciando qualidade da pasta, argamassas e concreto.
A finura afeta diretamente nas propriedades do material, seu aumento melhora a resistência, principalmente a da primeira idade, diminui exsudação e os tipos de segregação aumentam a trabalhabilidade, coesão dos concreto, a impermeabilidade e diminui a expansão em autoclave.
No decorrer da fabricação do cimento Portland de alto forno, a determinação da massa especifica do cimento possibilita o controle de teores de escória e pozolona na mistura com o gesso e clínquer. Sendo assim, um elemento importante para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, e ao cálculo de desgaste de concretos e argamassas.
A massa especifica não possui normatização, pois apresenta variações. Assim, sua análise é comparativa, variando seus valores de 2,85 g/cm³ a 3,20 g/cm³. Esta variação é devido características distintas de clínquer retirado na região de fabricação do cimento.
Sendo assim, este trabalho se desenvolve os processos de determinação da massa especifica e finura do cimento Portland seguindo as normatizações definidas pelas NBR NM 23-20000, e NBR 115779 MB 3432.
OBJETIVOS
O objetivo do ensaio 01, é a determinação da massa específica (ρ) do cimento Portland, de acordo com a norma NBR 6474, por meio do frasco volumétrico de Le Chatelier, no qual o volume de um corpo é medido através do deslocamento de um líquido, no caso o escolhido foi o querosene, devido ele não reagir com o cimento.
No ensaio 02, seu objetivo é determinar a finura do cimento Portland, fundamentado pela norma NBR 11579, com a utilização da peneira de 75 µm (nº 200), e com procedimentos apenas manuais. Assim é possível a determinação da porcentagem dos grãos com dimensões superiores a 75 µm (fração retida).
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
Para a realização de cada ensaio previsto, foram utilizados alguns equipamentos e materiais, sendo eles:
Ensaio 01- Determinação da massa específica do cimento Portland
- Balança com precisão de 0,01g
- Béquer
- Bastão
- Cimento (amostra de 60g)
- Chapa aquecedora
- Frasco volumétrico Le Chatelier
- Funil de haste longa e curta
- Recipientes
- Liquido não reagente com o composto analisado: querosene
Ensaio 02- Determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.
...