A Determinação de parâmetros do sistema de bombeamento e de curvas características das bombas
Por: Reginaldo Ribeiro de Sousa • 8/3/2018 • Ensaio • 3.314 Palavras (14 Páginas) • 455 Visualizações
RELATÓRIO:
Determinação de parâmetros do sistema de bombeamento e de curvas características das bombas
Bruna Madrilene Ferreira Silva
Haypha Mendes Vieira
Pedro Gonçalves Sanches Pereira
Matheus Henrique Soares Zanqueta
DOURADOS – MS
2017
Sumário
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1. Descrição da bancada 4
3.2. Metodologia experimental 5
3.3. Metodologia teórica 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5. CONCLUSÕES 12
6. REFERÊNCIAS 12
7. ANEXOS 13
Lista de Tabelas
Tabela 1- Resultados experimentais 8
Tabela 2- Resultados obtidos por meio de equações empíricas 8
Lista de Figuras
Figure 1-Bomba Hidráulica DANCOR modelo CAM W-6C 4
Figure 2 - Sistema esquematizado do bombeamento 4
Figure 3 - Posicionamento dos Manômetros 5
Figure 4 - Curvas características bomba CAM W-6C 2CV 9
Lista de Gráficos
Gráfico 1- Relação entre altura manométrica experimental e segundo o fabricante de acordo com a vazão 10
Gráfico 2 - Relação entre potência da bomba e sua vazão. 10
Gráfico 3 - NPSH disponível de acordo com a vazão 11
Gráfico 4 - Eficiência da bomba de acordo com a vazão 11
Resumo: Foram feitos ensaios em bancada de laboratório com objetivo de levantar parâmetros capazes de elaborar as curvas característicos da bomba e comparar esses dados obtidos de forma empírica com dados obtidos através dos catálogos disponíveis do fabricante da bomba. Para o levantamento dessas curvas foi variada a vazão e verificada a interferência nos parâmetros de potência de acionamento da bomba, pressão à jusante da bomba e rotação da bomba. As medições foram feitas com instrumentos específicos como um wattímetro, um manômetro e um tacômetro que medem potência, pressão e rotação respectivamente.
Palavras-chave: parâmetros, curva característica, bomba hidráulica.
OBJETIVO
Determinar altura estática de sucção; a altura total de sucção; a altura total de recalque; a altura manométrica total; a perda de carga na tubulação de sucção e a perda de carga na tubulação de recalque. Levantar as curvas características da bomba da bancada de maneira individual e compará-las com as curvas definidas pelo fabricante.
INTRODUÇÃO
As bombas hidráulicas têm a função de transformar energia mecânica, proveniente de um motor de acionamento, em energia hidráulica. A necessidade do conhecimento total dos detalhes de vazão, pressão e outros parâmetros de dimensionamento e funcionamento do circuito determinam o desgaste ou problemas cruciais na bomba.
As bombas têm características específicas quanto ao seu desempenho para variadas situações: maiores perdas de carga devido ao trajeto ou o material da tubulação; ou um maior esforço da bomba devido às perdas por precisar vencer alturas geométricas mais expressivas.
Os comportamentos dos parâmetros da bomba podem ser consultados em seus catálogos a fim de escolher o melhor produto para uma determinada aplicação. Para a escolha da bomba empregada deve-se conhecer a demanda de água necessária e buscar, dentro do que o mercado oferece, o modelo que melhor atende aquela necessidade típica. Assim, a alteração da vazão faz com que varie os parâmetros de potência de acionamento, a altura manométrica que ela precisa vencer e as perdas na tubulação.
Neste experimento será apresentado como esses parâmetros comportam-se conforme a variação da vazão controlada por uma válvula de gaveta.
MATERIAIS E MÉTODOS
Descrição da bancada
A bancada consiste em bomba DANCOR modelo CAM W-6C (Figura 1) de capacidades 2 cv instalada para recircular água de um reservatório na situação de bomba afogada (Figura 2), com o nível do reservatório de sucção acima do nível do rotor da bomba. O medidor de vazão, um rotâmetro, encontra-se na tubulação de recalque e os manômetros, tanto da entrada da bomba como da saída, se fazem presentes na tubulação de sucção e recalque (Figura 3).
Figure 1-Bomba Hidráulica DANCOR modelo CAM W-6C
[pic 3]
Figure 2 - Sistema esquematizado do bombeamento
[pic 4]
Figure 3 - Posicionamento dos Manômetros
[pic 5]
Metodologia experimental
O experimento iniciou-se medindo a potência de acionamento da bomba (potência efetiva) aferida por um wattímetro digital, a rotação da bomba aferida com um tacômetro digital e a pressão de recalque e sucção medida por um manômetro na entrada e saída da bomba, à medida que se variou, gradativamente de 6m³/h a 1m³/h, a vazão com uma válvula de gaveta à jusante da bomba.
...