A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CALCULO NUMÉRICO
Por: Lino Junior • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 5.852 Palavras (24 Páginas) • 648 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CALCULO NUMERICO
[pic 3]
MATINHOS/PR
2018
LICENCIATURA EM MATEMATICA
LINO ORO JUNIOR
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CALCULO NUMERICO
‘ Produção Textual em grupo 7º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática, como requisito parcial para a obtenção da aprovação nas disciplinas de: Educação Financeira; Analise Matemática; Calculo Numérico e Seminário da Pratica.
.
Matinhos/PR
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 SITUAÇÃO PROBLEMA 05
3 ANALISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA 05
3.1 Método de Newton-Raphson 06
3.2 Método de Newton-Raphson para financiamento sem entrada 07
4 RESOLVENDO A SITUAÇÃO PROBLEMA 10
4.1 Opção um 10
4.2 Opção dois 11
5 ANALISANDO AS RESPOSTAS 12
5.1 Justificando a escolha 12
6 COMO PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA 12
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
8 REFERENCIAS 19
1.0 INTRODUÇÂO
Nem todos os cidadãos tem conhecimento suficiente para analisar, antecipar um endividamento ou um controle de sua situação financeira. Muitas pessoas já passaram ou estão passando por esse problema, fruto das más escolhas ou falta de planejamento. Nem todos tem a oportunidade de analisar os reflexos das consequências de projetos como os dos temas atuais, sobre as mudanças que ocorrerem no cenário social, como a reforma da previdência, reforma trabalhista, reforma do Ensino Médio.
Existem pessoas formadas em diversas áreas do conhecimento, ou com um currículo profissional apreciável, porém sem habilidades especificas adequada para se estabilizarem e obter a independência financeira desejável, existe poucas pessoas que saibam fazer escolhas de modo consciente e responsável. Acreditamos que um caminho para solucionar essas situações seja por meio da Educação, e a Educação Financeira é um dos ramos da Educação Matemática que pode auxiliar nessa direção, pode contribuir ao abordar/explorar/investigar questões de finanças, uma vez que as finanças estão entre as maiores inquietudes de um sistema capitalista como o do nosso país.
A finalidade deste texto é apresentar críticas construtivas e sugestões do ensino da Matemática Financeira no Ensino médio partindo de uma situação problema que envolve matemática financeira e calculo numérico.
2.0 SITUAÇÕES PROBLEMA
Em 2014 vocês realizaram um financiamento no Banco Vantajoso no valor de R$ 35 000,00, a ser pago por um período de cinco anos, com prestações anuais postecipadas de R$ 8.536,17. Durante os dois primeiros nos vocês conseguiram honrar seus compromissos, pagando em dia as prestações do financiamento realizado. Porém, em função da crise financeira vivenciada pelo país, vocês tiveram dificuldades para honrar com o pagamento das demais parcelas.
Em 2016, vocês dirigiram-se até o banco para renegociarem o financiamento, pois suas economias eram inferiores ao valor da parcela. O gerente do banco propôs a vocês as seguintes opções:
OPÇÃO UM;
Entrada de 15% do Saldo Devedor; O restante divido em 3 parcelas com capitalização anual; Taxa de Juros (𝑖 ) obtida pelo produto da taxa do financiamento realizado em 2014 (𝑖) por 1,1, ou seja, 𝑖 1= 1,1∙ 𝑖.
OPÇÃO DOIS;
Sem entrada; Em oito parcelas com capitalização anual; Taxa de Juros (𝑖 ) obtida pelo produto da taxa do financiamento realizado em 2014 (𝑖) por 1,3, ou seja, 𝑖2 = 1,3∙ 𝑖
...