A Ecológico
Por: Mateus Willard • 14/2/2018 • Artigo • 831 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
O quão ecológico são os veículos elétricos?
Visto como uma alternativa para os veículos movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos são alvos de pesquisas e desenvolvimento para ajudar em um consumo mais “verde” no mundo. Porém, eles não são tão “limpos” como aparentam.
Devido a sua emissão de CO2 ser equivalente a 0%, ele aparentemente, apresenta ser uma solução para os grandes emissores que são os carros à gasolina, mas há mais para saber do que apenas a aparência, vamos dar uma olhada em como ele é produzido. Mais de 1/3 da emissão de CO2 de um carro elétrico, vêm de sua própria produção, especialmente, a sua bateria.
A mineração de Lithium, material usado na fabricação da bateria, não é uma atividade de benefício ecológico. Para ser fabricado, o carro elétrico, gera em torno de 11.340 kg de CO2, enquanto o carro à gasolina gera 7.260 kg. Mas isso não é o fim da emissão de gás-carbônico, apesar de o carro a eletricidade não utilizar gasolina, eles usam energia elétrica, que tomando os EUA como exemplo, é produzido por outro combustível fóssil: carvão. Como Vinod Khosla, co-fundador da Sun Mycrosystems disse: “Carro elétrico é movido por carvão. ”
O carro elétrico mais popular, o Nissan Leaf, aos 145.000 km rodados, irá emitir 31.000 kg/m² de CO2, levando em consideração a sua produção e seu consumo de energia elétrica. Enquanto um carro semelhante movido à gasolina, um Mercedes cdi A160, em uma mesma quilometragem, produzirá 34.000 kg/m² de CO2. Um carro considerado o rei dos carros elétricos, o Tesla, aos 145.000 km irá emitir 44.000 kg/m² de CO2, enquanto um carro semelhante movido à gasolina, o Audi a7 Quattro, irá produzir 49.000 km/m².
Então, durante toda a vida útil de um carro elétrico, ele irá emitir apenas de três a cinco mil quilogramas por metro quadrado de CO2.
De acordo com Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), enquanto os carros à gasolina poluem perto de casa, as usinas de carvão poluem mais, mesmo estando longe das residências. De acordo com a pesquisa, se os EUA possuírem 10% mais carros à gasolina em 2020, ocorrerá 870 mortes a mais por ano, mas se os EUA possuírem 10% mais carros elétricos em 2020, a mesma pesquisa, apontou um aumento de 1.617 mortes a mais devido a poluição adicional, duas vezes mais.
Mas as energias renováveis como a energia solar e a eólica não produzem CO2 e podem abastecer os carros elétricos, com o aumento rápido da exploração dessas fontes energéticas renováveis não tornaria a produção e uso dos carros elétricos mais limpos?
Infelizmente este não é o cenário real. Atualmente nos EUA, as energias renováveis são responsáveis por 14% de toda a produção de energia elétrica, em 25 anos de acordo com o órgão do governo, Energy Information Administration (EIA), esse número aumentará apenas 3% indo para o número de 17%. Enquanto isso, a produção através de energia fóssil que atualmente é responsável por 65% da produção nacional de energia elétrica, continuará a produzir 64%.
Resumindo: O carro elétrico, atualmente, diminui uma quantidade irrisória de CO2, custa aos pagadores de impostos uma fortuna e gera mais poluição no ar devido a sua produção do que os tradicionais carros à gasolina.
Incluir na atividade.
Sobre os impactos ambientais que há na produção dos veículos elétricos.
Visto como uma alternativa para os veículos movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos são alvos de pesquisa e desenvolvimento para ajudar em um consumo mais “verde” no mundo. Porém, eles não são tão “limpos” como aparentam.
...