A Elaboração de uma Maquete Usando Cálculos Referentes a Escalas
Por: Bianca Freitas • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
INTRODUÇÃO: Este projeto tem como objetivo a elaboração de uma maquete usando cálculos referentes a escalas, relações trigonométricas e medidas, usando os conceitos básicos de normas da Engenharia Civil e interpretação de desenhos.
CONTEXTO: Será trabalhada a situação 2, que diz:
“Duas edificações de uma mesma empresa foram construídos a uma distância de 20 m entre um e outro. No entanto, um desnível de 1 m no solo obriga a construção de um acesso com rampa para ligar os dois prédios no andar térreo. O caminho deve conter um trecho plano (se necessário) seguido de uma rampa com a inclinação mínima permitida pela norma e outro trecho plano (se necessário). Os dois trechos planos devem ter o mesmo comprimento.”
A Norma de Acessibilidade NBR9050 da ABNT diz que “Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso”. A inclinação calculada deu um resultado abaixo da especificada pela norma, ou seja, nossa rampa não necessita de áreas de descanso.
CÁLCULOS: Segundo a norma NBR9050, a inclinação mínima para desnível de 1 m, deve ser de 5%. Usando o cálculo de inclinação, encontramos o comprimento horizontal da rampa:
[pic 1]
5 = 1 x 100/c
C = 20 m
Ou seja, o comprimento calculado será igual ao proposto pela situação.
Para calcular o comprimento total da rampa, foi usado o cálculo da hipotenusa:
a² = b² + c²
a² = 1² + 20²
a = 20,02 m
O ângulo de inclinação foi encontrado através da fórmula de tangente:
tg = CO/CA
tg = 1/20
tg = 0.05 = 2,86°
O TRABALHO: Pata elaborar a maquete, foram utilizados materiais leves e de fácil manuseio, como isopor, papelão, caixas de sapato recicladas e tintas para dar acabamento.
O projeto será construído na escala 1:20.
CONCLUSÃO: Medindo uma das rampas da Universidade São Judas Tadeu, encontrou-se o comprimento de 19,4m. O cálculo da sua inclinação é de 8,33%. Segundo a Norma da ABNT, o desnível máximo para essa inclinação é de 0,80m e esta rampa possui desnível de 1,60m. Ou seja, a rampa da Universidade não está de acordo com as normas da ABNT, pois o ideal seria que tivesse 5% (ou menos) de inclinação.
...