TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletricidade Básica

Por:   •  11/2/2022  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo 8

Pode-se observar por meio de cálculos que quanto maior a potência reativa fornecida pela fonte de alimentação, menor o valor do fator de potência. Observa-se também que quanto menor o fator de potência, maior a corrente no condutor, onde há perdas do tipo Joule (𝑅 · 𝐼2). Por fim, quanto maior a corrente, maior a queda de tensão no condutor e menor a tensão aplicada à carga, pois o condutor possui sua própria impedância. Diante dos fatos apresentados, pode-se concluir que é vantajoso melhorar o fator de potência do dispositivo. O circuito alterado, no qual é inserida uma fonte de potência reativa, pode ser mostrado abaixo. Em que é possível verificar que o fluxo das potências ativa e reativa para essa carga com a conexão de capacitores em paralelo.

Com essa nova potência aparente fornecida pela rede elétrica que será |𝑆r | = 𝑃 = 1MVA, que consistir em ser menor que a potência aparente fornecida anteriormente. Por tanto, o novo fator de potência global consistir em:

E a corrente total se tornará:

O que é menor que a corrente fornecida anteriormente, como foi dito mais cedo. A redução da corrente se deve à eliminação dos componentes de potência reativa transferidos da fonte para a carga. De certo modo que o funcionamento da carga não se altera, garantindo que esta necessita da mesma potência ativa e reativa, e que a potência reativa pode ser fornecida por outra fonte, cuja instalação implica custos adicionais. E se referendo a custos adicionais atualmente a ANTEL estabeleceu uma resolução que deve ser cumprida pelas indústrias, e quem não cumprir está sujeito a multa que leva em consideração o fator de potência medido e a energia consumida em um mês. Neste caso, a fatura de eletricidade correspondente é calculada da seguinte maneira:

Essa conta pode resultar em um acréscimo considerável no valor a ser pago. O método de obtenção do valor da capacitância através da análise de triangulação de potência é válido quando a mesma tensão é aplicada ao capacitor e à carga, ou seja, quando as duas impedâncias são conectadas em paralelo. Este é o caso habitual. No entanto, capacitores instalados em série, também conhecidos como compensação em série, são usados em outras situações na operação do sistema de potência. No caso de instalações residenciais, apenas a potência ativa consumida é medida e cobrada, pois do ponto de vista da distribuidora, o valor da potência reativa é desprezível. Portanto, a queda de tensão na linha será menor. A perda de potência ativa em uma linha de transmissão, representando basicamente o aquecimento do condutor pela passagem de corrente, é dada por 𝑃𝑇 = 𝑅 · 𝐼 ef2 . As perdas de energia nas linhas de transmissão também dependem do fluxo de corrente. Se a corrente for reduzida com a correção do fator de potência, as perdas da linha também serão reduzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com