A Engenharia de Segurança do trabalho
Por: Brunela R • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Tarefa 1.2
A Engenharia de Segurança do trabalho (EST) surgiu através da necessidade de controle dos riscos no ambiente de trabalho e também para preservar a saúde do colaborador. Através dessas necessidades, a EST tornou-se influência política para a transformação do meio ambiente de trabalho, onde a mesma cria normas e até mesmo leis, fornecendo ao trabalhador uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Baseando-se em todos esses quesitos que a Engenharia de Segurança do trabalho apresenta, o desafio gerado para a mesma é grande dentro das empresas, uma vez que as mesmas precisam ainda modificar pensamentos e como consequência atitudes, isso gera quebra de paradigma e mudança de cultura, pontos bastante críticos quando se trata de pessoas. Mas, ao mesmo tempo, tem-se a oportunidade de trabalho sustentável, onde grande parte das empresas já tem adotado tais seguimentos, enxergando a EST não somente como um custo, mas como um investimento ao trabalhador.
Pode-se ver isso, nas palavras do pesquisador da UnB Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, que cita a prática da quintessência no Brasil, isso faz um colaborador que produz muito e com menos, com qualidade, preocupado com o meio ambiente e ainda com um bem-estar no trabalho.
No início, a EST era vista apenas como uma obrigação trabalhista, mas com o passar do tempo, as empresas começaram a perceber que cuidar da saúde e da integridade de seus funcionários conta pontos preciosos para a sua imagem. Graças a essa mudança de mentalidade dos empregadores, a EST desponta como mercado em expansão e praticamente imune à crise. Segundo especialistas, o setor vem gerando boas oportunidades de trabalho e apresenta salários atraentes.
...