A Engenharia de Software
Por: Bruno Munaro de Melo • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
- O que é Software?
Conjunto de procedimentos lógicos vinculados a um objetivo acompanhado de documentação.
- Diferenciar a curva ideal e a real do desenvolvimento de Software.
A curva ideal prevê uma estabilidade do produto durante seu ciclo de vida, já a curva real é marcada pro picos de instabilidade acarretados por inserções de novos requisitos.
- Listar 5 causas que caracterizam a crise de Software.
*Tempo comercial incompatível com o tempo necessário de desenvolvimento.
*Evolução Tecnológica
*Modismo Tecnológico
*Comunicação
*Produtos especificados de maneira incorreta.
- Qual o principal objetivo da fase de engenharia de requisitos? Qual o diagrama produzido nessa etapa, considerando o UML.
Definir o escopo do sistema. Diagrama de caso de uso.
- Definir Engenharia de Software.
Conjunto de métodos, técnicas e ferramentas aplicadas no desenvolvimento de um Software.
- Definir modelo de ciclo de vida.
Metodologias direcionadas ao desenvolvimento de Software.
- Descrever o modelo de ciclo de vida cascata. Enumerar problemas em relação a esse modelo.
Conjunto de etapas seqüências onde os resultados obtidos em uma etapa, da origem a próxima.
- Efeito dominó
- O cliente deslumbra o produto no Final.
- Quais os elementos a serem analisados na definição de um modelo de ciclo de vida.
A definição e/ou “não” do escopo
- Tecnologias
- Perfil da equipe
- Perfil do usuário/cliente
- A própria necessidade do cliente
- A categoria do software
- Descrever o modelo de ciclo de vida prototipagem. Diferenciar o evolutivo do descartável.
O desenvolvimento de um software é organizado em módulos. A cada modulo resulta um subproduto.
- Na prototipagem evolutiva a cada ciclo de modelo incrementa o produto.
- Na prototipagem descartável é aplicada na definição do espaço, sendo eliminado após atingir o objetivo.
- Qual o modelo de ciclo de vida ideal para desenvolver um software do tipo embutido? Justifique sua resposta.
Prototipagem. É possível estabelecer testes parciais com equipamento eletrônico a cada modulo.
- Modelo de ciclo de vida espiral incorpora a analise de risco. Definir risco.
Um risco é um problema potencial em um sistema, ou a probabilidade de ocorrer um evento perigoso ou indesejado em determinado momento ou circunstância.
- Você é o engenheiro de software responsável pelo projeto. Definir estratégias a curto e médio prazos, para os riscos listados a seguir:
- Pedido de desligamento de 30% dos funcionários que constituem uma equipe.
Curto Prazo - Redistribuições de funções / Aumento de carga horária.
Médio Prazo - Negociar força de trabalho de outros projetos.
Longo Prazo - Contratação.
- Corte de 15% no orçamento do projeto.
Curto Prazo - Administração do básico, 15% distribuídos em vários centros de custos.
Médio Prazo - Negociação do corte.
Longe Prazo - Trabalhar com margem de erro maior.
- Qual o principal objetivo do software de quarta geração?
Acelerar a etapa de codificação.
- Orientação a objeto. Qual a unidade elementar de armazenamento? E a unidade de manipulação?
Classes; Objetos
- Definir encapsulamento.
Propriedade da orientação a objeto que estabelece total controle dos objetos por suas classes gerenciadoras.
- Quais os componentes do caso de uso. Definir cada um.
Macro Tarefa: Conjunto de procedimentos lógicos na execução de uma tarefa.
Agente Externo: Elemento do mundo real que interage com o sistema fornecendo dados e/ou recebendo informação, nesse momento executa um papel.
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