A Essência da Filosofia
Por: Beatriz Teixeira • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
A essência da filosofia
A Filosofia como definição básica é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade e aos valores morais. A palavra filosofia vem do grego, que significa “amor à sabedoria”. A filosofia não é uma disciplina baseado na experiência, ou seja, não tem uma ciência exata como à matemática a história, ela se define como um estudo a priori que por sua vez se define um estudo pelo senso comum, que nos mostra novos conhecimentos, sendo esses através da memória ou percepção
A concepção a priori pode ser demonstrada e entendida mais facilmente através do estudo ético onde define o que é certo ou errado, ou seja, não se maltrata um animal irracional. Por mais que o mesmo não tenha racionalidade, mas é comprovado através do estudo empírico que ele é composto por sistema nervoso fazendo sentir toda ação. Com isso o estudo feito com o animal é biológico mais se prova pelo principio da ética que é filosófico.
A filosofia com principio geral tem uma metodologia ampla, ou melhor, uma visão geral que proporciona ao estudante o questionamento, que por sua vez busca do conhecimento empírico para melhor contextualização.
A ciência tem como objetivo metodologia focada, no qual essa foi desenvolvida pelo questionamento de um estudo da filosofia.
A partir das relações que estabelecem entre si, os homens criam padrões, comportamentos, instituições e saberes, cujo aperfeiçoamento é feito pelas gerações sucessivas, o que lhes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em uma determinada cultura. É a educação, portanto, que mantém vida a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência. Por isso dizemos que a educação um instancia mediadora que torna possível a reciprocidade entre individuo e sociedade. (ARANHA, 1996, p.15).
O ensino da filosofia na educação infantil, no ensino fundamental e médio contribui para desenvolver o senso crítico, entender as formas de dominação da atualidade e as sobrecargas das relações sociais da vida, explanadas por sistema de idéias e convenções.
A filosofia é interdisciplinar, pois a base do conhecimento de todas as disciplinas e tudo que está ao nosso redor são os questionamentos, a filosofia é de extrema importância para o ensino, pois ajuda ao aluno refletir sobre valores e se tornarem críticos nas questões pessoais e coletivas.
Enfim a filosofia não deve ser vista apenas como uma aula onde se discute assuntos polêmicos, no entanto o educador tem que selecionar e distribuir de forma clara e definidas o conteúdo proposto. Segundo GADOTTI (1979, apud SCARIOTTO, 2007, p. 27) “O caminho para conduzir o aluno deverá ser feito desde a tomada de consciência de sua ingenuidade sobre os fatos até a compreensão da trajetória de sua vida”.
Referência Bibliográfica
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação.2ª ed., São Paulo:
Moderna,1996.
<http://www.significados.com.br/filosofia/>. Acesso em 13 set. 2013
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Monografias/Vilson_Jose_Scariotto.pdf
...