Filosofia E Suas Caracteristicas
Trabalho Universitário: Filosofia E Suas Caracteristicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sachafontes • 15/9/2012 • 341 Palavras (2 Páginas) • 2.657 Visualizações
A Filosofia surgiu na Grécia há muitos séculos atrás, por volta do século VI ou VII a.C. Surge por meio de longos processos históricos trazendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem romper com os conhecimentos do passado.Os primeiros filósofos gregos desenvolveram diversas crenças míticas, enquanto criavam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia. Temos o século VI como a data mais provável da origem da filosofia, onde se instituiu a moeda, o calendário e a escrita alfabética e a crescente navegação, que promoveu o contato com outras culturas.
A filosofia é um jeito de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é o conhecimento pronto é um sistema inacabado, fechado em si mesmo.
A ciência, a religião, uma história em quadrinho, até o homem podem ser pensados pela filosofia.
A filosofia incomoda por questionar o modo de ser das culturas do mundo e até o modo de ser das pessoas.
A filosofia ganho algumas características, vejamos quais são:
- Racionalização: Entender o mundo pela Razão, não pode ter nada supersticioso ou crença pessoal. Não pode ter influencia por emoções, gostos de cada um, medos. Só nos resta perguntar: Seria alguém capaz de ser puramente racional?
-Demonstração: Quaisquer explicações sobre filosofia teriam que ser racionais, terá que possuir provas; tem que possuir justificativas e testemunhos que não deixasse nenhuma duvida sobre o q foi falado.
-Discussão: É vital para filosofia para que tudo que seja pensado possa ser levado a público e receba criticas, para que seja debatido, para que se encontrem as falhas e assim corrigi-las. Em alguns momentos acreditamos que nossos discursos estão perfeitos, que não sofreu alguma influencia por emoção ou crença, mas quando colocamos em debate nossos discursos não resiste às criticas, ai é que percebemos que estamos errados.
-Método: Tudo deve acontecer de maneira pré-estabelecida, o método tenta evitar o acidental na investigação da filosofia.
-Universalização: É tudo aquilo que todos possam concordar ou que todos aceitam porque é exatamente obvio ou não há formas de recusar. Exemplo é universal que todos os seres precisam de oxigênio para sobreviver.
...