A Estabilidade de Taludes
Por: joaoclaudioq • 15/2/2017 • Seminário • 416 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
Estabilidade de talude
Quando se trata de estabilidade de taludes existem fatores condicionantes que afetam diretamente na estabilidade, por exemplo, o Substrato. O clima é um dos fatores que afetam o substrato, pois, em climas tropicais ou subtropicais tem maior ocorrência de chuva, existem coberturas superficiais com diferentes resistências e permeabilidade. Os tipos de solo, também é um fator que afeta diretamente na estabilidade, podem ter dois tipos de solos em taludes, maciços terrosos, que são de granulometria menor, contem como suscetibilidade ao movimento: peso especifico, porosidade entre outros, e tem como característica o deposito em encosta. Outro tipo de solo é os rochosos, contém maior granulometria e são mais estáveis. Outra classificação dos solos é residual, composto por maciços terrosos no geral, rocha alterada, composto pelos os dois solos terrosos e rochosos e por fim o de rocha sã, composto por substrato rochoso.
Na questão das rupturas temos, planar, tombamento, circular, existem casos específicos, mas no geral estas rupturas são as mais comuns. Voltando para fatores condicionantes temos a condutividade hidráulica do solo, assume importância na recarga da água superficial (velocidade da infiltração) e na geração de descontinuidades hidráulicas no interior do perfil de alteração, ainda dentro da parte hidráulica, temos a coesão conforme o grau de saturação, quando mais saturado menos coeso o solo.
Métodos de análise de estabilidade, o principal método de estabilidade-limite, existe os métodos convencionais, como de blocos, círculo de atrito, taludes infinitos, método do momento, divisão da superfiie de deslizamento em fatias, entre outros métodos.
A chuva colabora com a desestabilização de um determinado talude devido à saturação de água que o solo possui, gerando uma perca de resistência do substrato, o que pode ocasionar escorregamento
A cobertura vegetal gera tantas desvantagens quanto vantagens quando se fala de estabilidade de talude. Suas desvantagens se dá no peso que o substrato tem de suportar e o torque exercido pelo vento sobre a copa. Suas vantagens estão na promoção do balanço hídrico e a proteção dos raios solares, prevenindo intemperismo.
A ação antrópica é um dos principais agentes que colaboram com a desestabilização de um talude através de desmatamentos; lançamento de entulhos em encostas e má execuções de taludes.
Obras de estabilização de taludes é de suma importância para o intuito de proteger ou restaurá-los, de acordo com diversos estudos sobre a região e levando em conta a economia da obra. É divido em obras sem estruturas de contenção (retaludamento, drenagem, etc.); obras com estruturas de contenção (muros e aterros); e obras de proteção (cobertura vegetal).
...