Estabilidade de Taludes
Por: Mayara Padilha • 8/10/2015 • Projeto de pesquisa • 5.326 Palavras (22 Páginas) • 495 Visualizações
universidade do estado de santa catarina
engenharia civil
ANDERSON LUIZ ESTEFANSKI MUNIZ
ANDRÉ LUIS MEIER
CÉSAR EDUARDO PETERSEN
GUILHERME Augusto gessner POST
LUCAS MILESKI COUTO TINOCO
estabilidade de taludes
joinville
1º semestre de 2015
ANDERSON LUIZ ESTEFANSKI MUNIZ
ANDRÉ LUIS MEIER
CÉSAR EDUARDO PETERSEN
GUILHERME Augusto gessner POST
LUCAS MILESKI COUTO TINOCO
ESTABILIDADE DE TALUDES
Relatório de Pesquisa apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia.
Professor: Mônica Lopes Gonçalves.
joinville
1º semestre de 2015
SUMÁRIO
1 introdução
1.1 JUSTIFICATIVA
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Geral
1.2.2 Específicos
1.3 METODOLOGIA
2 ESTABILIDADE DE TALUDES
2.1 Classificações de Processos de Instabilização
2.2 Agentes Condicionantes
2.3 métodos de investigação dos taludes
2.3.1 Levantamento dos dados preexistentes
2.3.2 Investigação de superfície
2.3.3 Investigação de subsuperfície, instrumentação e ensaios
3 Exemplos e descrição das obras visitadas
3.1 Primeira Obra
3.1.1 Gabião
3.1.2 Proteção superficial: Redes metálicas
3.1.3 Cobertura Vegetal
3.2 Segunda obra
3.3 Terceira obra
4 Apresentação e Discussão do Questionário Realizado
5 Conclusão
Referências
Apêndice a – Questionário aplicado
1 introdução
Este trabalho trata dos processos de estabilização de taludes, bem como os problemas relacionados para se atingir tal estabilidade, e alguns agentes e causas das instabilizações dos taludes. Tal tema é de grande importância, já que afeta a vida cotidiana de muitas pessoas, bem como obras de construção civil. Por isso a importância de conhecer as causas dessas instabilizações, métodos de investigação da situação dos taludes, como também modos de estabilizá-los, para evitar futuros problemas.
O talude será tratado como objeto de estudo nesse trabalho. Será caracterizado os tipos de taludes, os processos de estabilização, os agentes condicionantes, os métodos de investigação e alguns exemplos. Esses estudos contribuirão de forma significativa no melhor conhecimento sobre o tema estabilidade de taludes, para que possam ser utilizados como base para a parte prática.
No Brasil, por exemplo, há uma grande ocorrência de acidentes relacionados a escorregamentos de morros, principalmente nos períodos chuvosos. Além da chuva, a ação antrópica é uma das principais causas para ocorrência destes. Esses acidentes já tem afetado uma grande parcela da população, causando estragos e destruição de residências, especialmente as que estão situadas nas encostas de morros, sem contar as mortes de pessoas.
É por este motivo que esse tema foi escolhido, com o principal objetivo de conhecer os problemas relacionados à estabilidade de taludes, para que métodos já conhecidos possam ser aplicados em taludes instáveis e evitar futuros acidentes.
1.1 JUSTIFICATIVA
A disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia, na sua ementa, prevê a abordagem de minerais e rochas, além das estruturas das rochas, tipos de risco geológico e soluções de engenharia. Todos esses tópicos da ementa permeiam o tema de estabilidade de taludes, que tem relação com as rochas e solo que o constituem, assim como as estruturas geológicas presentes no talude em relação ao ângulo de corte do mesmo, além de avaliar a interferência da água subterrânea na estabilidade do talude. Por isso esse tema se justifica de ser estudado já que interage a teoria com a prática, despertando a curiosidade dos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil. Além disso, é importante mostrar uma das formas de atuação do engenheiro civil no mercado de trabalho, especificamente em obras de contenção de taludes.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Geral
Conhecer os problemas relacionados à estabilidade de taludes.
1.2.2 Específicos
- Classificar os processos de instabilização dos taludes;
- Verificar os fatores condicionantes da instabilização dos taludes;
- Demonstrar os métodos de investigação dos taludes;
- Verificar alguns exemplos de obras de estabilização de taludes.
1.3 METODOLOGIA
Foi feita uma ampla revisão da literatura, incluindo conceitos básicos obtidos em livros e a aplicação destes a casos práticos descritos em artigos científicos ou em trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses).
Foi executada, eletronicamente, uma entrevista com uma profissional de engenharia civil que já realizou trabalhos de corte e/ou recuperação de taludes, afim de conhecer as dificuldades encontradas na região de Joinville. O questionário aplicado (Apêndice A) foi composto por 8 perguntas visando conhecer os problemas relacionados à estabilização de taludes.
...