TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução das ANM's na Bacia de Campos

Por:   •  30/4/2018  •  Monografia  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

ÍNDICE

1-Introdução        2

2-Histórico        4

3.1) DO – diver operated        8

3. 1.1) ANM DO-1        8

3.1.2) ANM DO-2        9

3.1.3) ANM DO-3        10

3.2) ANM DA        11

3.3) DLP – diverless pull-in        12

3.4) DLL – diverless lay-away        13

3.5) GLL - driverless guidelineless        14

3.5.1) GLL Lay-away        15

3.5.2) GLL com conexão vertical indireta - CVI        15

3.6) GLL com conexão vertical direta – CVD        16

3.7) GLL com modulo de conexão vertical – MCV        17

3.8) ROV Assisted        Erro! Indicador não definido.

3.9) Stab and Hinge-Over        Erro! Indicador não definido.

3.10) Jumper Rígido        Erro! Indicador não definido.

4.1 Base das linhas de fluxo        19

4.2) Suspensor de coluna (tubing hanger)        21

4.2.1) Suspensor de coluna concêntrico        21

4.2.2) Suspensor de coluna excêntrico        22

4.3) Terminação das linhas de fluxo e controle        23

4.3.1) Flange        23

4.3.2) Skid        23

4.4) Mandril das linhas de fluxo (MLF)        23

4.5) Módulo de conexão vertical (MCV)        25

5.1) Conector da ANM        26

5.2) Bloco de válvulas        27

5.3) Válvulas gavetas e atuadores        28

5.4)Conectores das linhas de fluxo (CLF)        29

5.5) Manifold da ANM        29

5.6) Capa da árvore        30

5.7)Capa de corrosão        31

6)Árvore de Natal Molhada Horizontal (ANM-H)        32

6.1)ANM-H 2500        32

- Características        32

7) Conclusão        34

8)Glossário        35

9)Bibliografia        40


1-Introdução

A origem de denominação tão prosaica remontam a década de 30. Habitantes de uma província petrolífera dos EUA, acostumados a circular nas proximidades de campos exploratórios logo associaram o equipamento, quando coberto de neve, com o tradicional enfeite natalino. O apelido pegou, extrapolou fronteiras e durante décadas a árvore de natal foi o sistema de produção adotado nos poços terrestres. Ao ser descoberto petróleo no fundo do mar, o equipamento foi adaptado às novas condições ambientais e recebeu, por analogia, o nome de Árvore de Natal Molhada. Hoje, ela é símbolos da vitoriosa e respeitada tecnologia brasileira que expandiu fronteiras exploratórias no fundo do mar, em lâmina d’água de 2500 metros.

Na indústria do petróleo, cerca de um terço de todo o gasto em exploração e produção, normalmente é gasto em sistemas submarinos de produção.

É visível a importância do sistema submarino no desenvolvimento petrolífero brasileiro, uma vez que mais de 80% da produção nacional se origina de campos marítimos. Este desbravamento tecnológico é comprovado e condecorado pelos dois prêmios OTC Award, considerados o Oscar da Indústria Offshore, já ganhos pela Petrobrás.

A Árvore de Natal Molhada (ANM) faz parte do sistema submarino de produção, constituindo a transição entre este e o poço submarino. Através da ANM pode-se controlar a produção do poço a partir da plataforma de produção, podendo abrir/fechar válvulas e obter registros de parâmetros da produção como pressão e temperatura. A ANM constitui um equipamento de segurança e de proteção ao meio ambiente, formado basicamente por um conjunto de válvulas de controle do fluxo do poço, que permite o seu fechamento em caso de emergência ou necessidade operacional. Além disto, a ANM exerce o papel de elemento de ligação entre a cabeça do poço (SCPS - Sistema de Cabeça de Poço Submarino) e os dutos submarinos. Como outros equipamentos da indústria petrolífera, este passou por um elaborado desenvolvimento, a fim de atender a produção de petróleo em lâminas de águas (LDA) ultra profundas que a Petrobrás, pioneiramente, está explorando.

 Diante deste cenário, o desenvolvimento da ANM pode ser relacionado a alguns itens principais como o processo de instalação e o tipo do suspensor de coluna, pois até hoje continua sendo uma das operações mais delicadas na instalação de uma ANM. Cuidados especiais também devem ser levados em conta quanto ao modo de instalação e conexão das linhas de fluxo e controle. Deve-se citar, também, a busca necessária de melhoria desse equipamento para trabalhos em águas profundas, pois as primeiras árvores eram importadas dos EUA e eram projetadas para trabalho em águas rasas. Essas eram robustas, caras e não atendiam às necessidades operacionais vigentes na época. Soma-se a esta evolução o tipo de processo de elevação e escoamento que será utilizado, destacando-se as atuais ANMH (árvore de natal molhada horizontal) fabricadas para uso de tecnologia BCSS (bombeio centrífugo submarino submerso).

    Certamente, o principal fator da evolução das ANM’s é o desafio de operar em águas ultraprofundas com toda a segurança e confiabilidade necessárias.

O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento tecnológico da Árvore de Natal Molhada, focado na sua complexidade e na importância de sua evolução para acompanhar a tendência brasileira de exploração e produção de petróleo em águas cada vez mais profundas.


2-Histórico

No início da exploração submarina brasileira era utilizado Árvores de Natal Seca (ANS), que eram instaladas em cima da plataforma de produção, o que era possível devido as baixas lâminas d’águas. Com o aumento da profundidade dos poços e por conseqüência o aumento da força das correntes marítimas  sobre a tubulação que interligam o poço à plataforma, teve-se a necessidade de adotar um novo tipo de completação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (299.3 Kb)   docx (558.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com