A Evolução Do Torno
Exames: A Evolução Do Torno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: david84 • 16/3/2014 • 2.381 Palavras (10 Páginas) • 1.280 Visualizações
Evolução do torno
developments around alunos,……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………orientador…………………………………..
Centro Uni...........................................................
Email..............................
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução
O torno executa um processo de usinagem que consiste em um processo de fabricação com remoção de material. Muitas vezes o processo de usinagem não pode ser substituído por nenhum outro, por ser um processo de alta precisão para uma grande gama de geometrias, com bom acabamento superficial sem modificação nas propriedades do material. Uma definição bastante ampla do termo “usinagem” foi apresentada por Ferraresi, que diz que “como operações de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou qualquer combinação destes três itens, produzem cavaco”.
O Torno foi provavelmente uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para a produção em grande escala. Com ele na antiguidade, uma pessoa poderia sem maiores dificuldades, produzir recipientes para toda uma comunidade.
Chamado de Máquina Ferramenta Fundamental, foi a partir dele que se originaram todas as demais ferramentas, o Torno pode executar maior número de operações que qualquer outra máquina ferramenta.
Classificação dos tornos mecânicos
Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva. O torno a ser utilizado para a execução de uma determinada fabricação deverá ser escolhido de acordo com os seguintes fatores:
Dimensões das pecas a produzir.
Forma das mesmas.
Quantidade a produzir.
Possibilidade de obter as peças diretamente de vergalhões, barras ou perfis.
Grau de precisão exigido.
A classificação mais simples é a seguinte:
Tornos horizontais ou de pontas.
Tornos de placa.
Tornos revolver.
Tornos verticais.
Tornos copiadores.
Tornos de produção.
Tornos semi-automáticos.
Tornos automáticos.
Tornos repetidores.
Torno CNC.
Tornos Horizontais:
Os tornos horizontais são os mais comuns e mais usados freqüentemente. Não são utilizados para produção em série pela dificuldade na troca de ferramenta.
Fig.: Torno horizontal.
Tornos de placa:
O torno de placa é um torno de grande altura de pontas, empregado para tornear peças curtas e de grande diâmetro, tais como polias, volantes, rodas, etc.
Fig.: Torno de placa.
Torno revolver:
Os tornos revólver apresentam a característica fundamental que é o emprego de várias ferramentas convenientemente dispostas e preparadas para realizar as operações em forma ordenada e sucessiva o que obriga o emprego de dispositivos especiais, um dos quais é o porta-ferramenta múltiplos, a “torre revólver”.
Fig.: Torno revólver.
Tornos Verticais:
Os tornos verticais, com eixo de rotação vertical, são empregados para tornear peças de grande tamanho, como volantes, polias, rodas dentadas, etc., as quais por seu grande peso, podem ser montadas mais facilmente sobre a plataforma redonda horizontal que sobre uma plataforma vertical.
Fig.: Torno vertical.
Tornos copiadores:
Os tornos copiadores permitem obter peças com forma de sólidos de revolução de perfil qualquer. Para poder realizar estes trabalhos, é necessário que a ferramenta seja provida de dois movimentos simultâneos: um de translação, longitudinal e outro de translação, transversal, em relação à peça que se trabalha.
O torno comum pode transformar-se em um torno copiador substituindo-se o avanço transversal do carro porta-ferramenta por um mecanismo apropriado.
Fig.: Torno copiador.
Tornos de produção:
Os tornos de produção ou de corte múltiplo são aqueles que, para atender às necessidades da produção, aumentando a quantidade de peças e diminuindo o custo da produção, são providos de dois carros, um anterior com movimento longitudinal e outro posterior, com movimento transversal, que trabalham simultaneamente, com avanço automático.
As ferramentas
...